Montijo, Sociedade

Observação astronómica e relógios de Sol no Museu Agrícola da Atalaia no Montijo

observacao astronomicaA Câmara Municipal do Montijo, à semelhança do ano passado, irá organizar um conjunto de observações astronómicas com a colaboração da VIASTRO – Associação de Astrónomos Amadores do Montijo. A primeira observação, intitulada “O Sol e a Lua – como regulam a nossa vida” é já no dia 3 de maio, a partir das 20h00, no Museu Agrícola da Atalaia

As observações deste ano prometem uma dinâmica diferente. Foi criado um programa bastante diversificado que contará com a colaboração de outras entidades e de muitos astrónomos amadores, prontos a ensinarem e a mostrarem o que está para além dos nossos olhos!

Diversos telescópios estarão disponíveis para todos poderem observar, questionar e aprender mais sobre os prodígios do Universo. Se tiver instrumentos de observação, como uns simples binóculos, pode trazê-los consigo.

Simultaneamente a esta observação será inaugurada, no Museu Agrícola da Atalaia, a exposição “Sombras do Tempo – A Matemática nos Relógios de Sol”, cedida pelo Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A mostra que, além de alguns modelos de relógios de Sol, inclui fotografias e painéis exibindo a sua construção e funcionamento, refere-se a exemplares existentes em Mafra, Sintra e Óbidos.

Esta exposição justifica-se não só pela temática em si, mas também porque no Museu Agrícola da Atalaia existe um exemplar muito interessante de um relógio de sol. Aliado a este facto, 2013 é o Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra, que procura mostrar como a matemática desempenha um papel central em questões relacionadas com o nosso planeta.

Gosta de matemática e de relógios de sol? Não gosta de matemática, gosta de olhar o Céu e quer compreendê-lo melhor? Então, aproveite esta oportunidade! Participe na observação astronómica e visite a exposição “Sombras do Tempo”. A entrada é livre.

Para mais informações contacte o Posto de Turismo, através do telefone 21 232 77 84 ou do e-mail [email protected].

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *