Cultura, Mangualde

Em Mangualde as crianças dormiram com os livros

Dormir com livros 2013 (2)De forma a assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemora a 23 de abril, a Câmara Municipal de Mangualde convidou todas as crianças entre os 6 e os 11 anos a participarem na 7ª edição da iniciativa “Dormir com Livros”. Sob a temática do Mar, a iniciativa teve início pelas 21h00, da noite de 27 para 28 de abril, e foi uma organização da Câmara Municipal de Mangualde, através da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. Esta iniciativa teve como objetivo fomentar o gosto pela leitura, proporcionando uma noite diferente, onde a maratona dos contos só terminou quando o sono chegou. As crianças, acompanhadas do encarregado de educação, do pai ou da mãe, passaram assim uma noite rodeados de livros e participaram em diversas atividades relacionadas com a temática do mar, marcando também desta forma o Ano Internacional da Cooperação pela Água.

 

Depois da abertura da sessão pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes, foi apresentado o livro “Angelina… uma luz ao fundo do espelho” de Fernando Marques Pereira, pelo enfermeiro Fernando Júlio. O livro alerta para certos problemas que podem afetar crianças e jovens e serviu de mote para um breve debate com os pais presentes. Não faltaram momentos musicais, pelo próprio autor e participados por todos os presentes.

A noite foi preenchida com várias histórias preparadas pela equipa da Biblioteca Municipal, através das quais se recordaram várias personagens de contos tradicionais bem como novas histórias. O humor e a imaginação estiveram presentes. Depois da ceia, e de mais algumas histórias, o grupo ainda participou nos jogos de palavras, desenho e mimica preparados para a noite dos livros. Depois da noite no meio dos livros, no domingo de manhã foi serviço um pequeno-almoço reconfortante no átrio da Biblioteca Municipal.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *