Saúde

EXPONOR debate internacionalização da saúde na NORMÉDICA

DSCF0184A pouco menos de duas semanas da abertura da NORMÉDICA – 13.ª Feira da Saúde e da AJUTEC – 14.ª Feira Internacional de Tecnologias de Apoio para Necessidades Especiais, a EXPONOR – Feira Internacional do Porto tem já praticamente fechado o programa de intervenções previstas para a conferência que, sob dinamização da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), debaterá a internacionalização do setor da saúde português.

O encontro com os especialistas da fileira, os agentes de mercado e os profissionais da área acontece logo no dia inaugural (9 de maio) dos eventos, a partir das 10,30 horas, no Auditório da NORMÉDICA (Pavilhão 5), e será presidido pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, e os líderes máximos da APAH, António Pedro Lopes, e da Associação Empresarial de Portugal (AEP), José António de Barros.

A intervenção de abertura, sobre a “Competitividade em Saúde”, estará a cargo do presidente do Health Cluster Portugal, numa manhã que, em dois momentos, será ocupada pelo debate em torno da Diretiva 2011/24/UE – e a sua aplicação no nosso País -, relativa ao exercício dos direitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços como fator de integração no espaço comunitário.

Serão protagonistas Jacques Scheres, da Universidade de Maastricht, Jorge Simões, presidente da Entidade Reguladora da Saúde, José Martins Nunes, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário da Universidade de Coimbra, Manuel Lemos, presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, e Alexandre Lourenço, do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde.

 

Um setor com um futuro promissor

A internacionalização de bens e serviços e, também, do conhecimento são os temas que preencherão a tarde, a partir das 14,30 horas.

No primeiro painel, Miguel Neiva, designer e criador do Código ColorAdd (um sistema pioneiro e inclusivo de identificação de cores para daltónicos, de criação portuguesa e com o processo de internacionalização em curso), abordará o caso da comunicação hospitalar, Gonçalo Quadros, “chairman” da Critical Software, intervirá sobre as tecnologias de informação e comunicação, e Carlos Martins, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, argumentará em torno do turismo de saúde.

No painel final estão já confirmadas as prestações de Joaquim Cunha, diretor-executivo do Health Cluster Portugal, a propósito do caso particular da investigação, e Filipe Basto, diretor do Gabinete de Relações Externas e Saúde do Centro Hospitalar de S. João, que tomará pulso à cooperação internacional.

O setor da saúde português poderá chegar a 2020, segundo uma projeção económica recente do Health Cluster Portugal, com um volume de exportações próximo dos quatro mil milhões de euros, em equipamento clínico, dispositivos médicos e produtos farmacêuticos. Um futuro promissor que, gradualmente, começa a ser aditivado com as oportunidades crescentes de um segmento em estruturação e, também, estratégico para o País: o turismo de saúde – com potencial para valer 15% do Produto Interno Bruto, no prazo de dois anos.

A NORMÉDICA é o certame que dá expressão à importância desta fileira, e, durante quatro dias, o círculo fecha-se na Feira Internacional do Porto com um complemento-chave, tão importante que afeta o quotidiano de mais de um milhão de portugueses. Todos aqueles com as necessidades especiais que derivam de deficiências ou incapacidades, permanentes ou temporárias, de índole e grau diversificados, para as quais são necessárias tecnologias de apoio e soluções inclusivas. A AJUTEC – 14.ª Feira Internacional de Tecnologias de Apoio para Necessidades Especiais é, a cada dois anos, o seu evento ex libris.

O (duplo) acontecimento concentrará uma amostra significativa de vários segmentos empresariais e exporá equipamentos, produtos e serviços representativos dos últimos avanços técnicos, científicos e industriais no setor.

Como sempre, a ocasião desdobrar-se-á em várias iniciativas complementares, que têm o condão de renovar o debate e a reflexão em torno das temáticas mais atuais e importantes em múltiplas áreas de interesse (informações e programa detalhados em www.normedica.exponor.pt).

 

SÍNTESE:

NORMÉDICA – 13.ª Feira da Saúde

AJUTEC – 14.ª Feira Internacional de Tecnologias de Apoio para Necessidades Especiais

Data: de 9 a 12 de maio de 2013

Horário: Horário: das 11h00 às 20h00, nos dias 9, 10 e 11 de maio; das 11h00 às 18h00, no último dia

Organização e local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Leça da Palmeira – Matosinhos)

Perfil dos visitantes: da NORMÉDICA – profissionais de saúde, médicos, diretores hospitalares, diretores clínicos, técnicos de saúde, responsáveis e/ou gestores de aprovisionamento, enfermeiros, terapeutas, técnicos de laboratório, nutricionistas, assistentes sociais; da AJUTEC – profissionais de saúde, terapeutas, fisioterapeutas, técnicos de ortopedia e fisiatria, técnicos auxiliares, técnicos de geriatria, assistentes sociais e público, em geral.

Em exposição: na NORMÉDICA – produtos, equipamentos e serviços para unidades de saúde (hospitais, clínicas, centros de saúde, consultórios médicos), sistemas de gestão hospitalar, informática e “software”, investigação – ciência – inovação (universidades), serviços de saúde públicos e privados, biomedicina, biotecnologia, associações; na AJUTEC – tecnologias de apoio e novas tecnologias para pessoas com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *