Cultura, Gondomar

Concurso de Cartazes 25 de Abril em Gondomar

 

Realizou-se na tarde de dia 24 de abril, no Auditório Municipal de Gondomar, a cerimónia de entrega de prémios do concurso de cartazes, alusivos ao 25 de Abril de 1974. Dinamizado junto da comunidade escolar concelhia, e já na sua 15.ª edição, o concurso teve como vencedora a aluna Ana Carolina Cardoso (da Escola Marques Leitão). Participaram 14 estabelecimentos e perto de uma centena de alunos.

Ainda antes da entrega dos prémios e da inauguração da exposição de cartazes, houve oportunidade para um apontamento musical pelo Grupo de Cordas da Escola EB 2,3 de Rio Tinto n.º 2.

O concurso de cartazes tem como objetivo desenvolver, nos jovens, valores de Cidadania e Democracia, incentivando o desenvolvimento da criatividade e do sentido estético. Para além de Ana Carolina Cardoso, foram ainda premiados os trabalhos de Cristiana Martins, da Escola Básica de Santa Bárbara (com o 2.º prémio) e Ana Picoto, da Escola Secundária de Gondomar (com o 3.º prémio).

Ana Cardoso recebeu de Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, a distinção pelo seu cartaz – um prémio monetário de 175 euros e a impressão do cartaz (em formato mupi e em serigrafia).

Para o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, a “realidade que hoje se vive leva-nos a admitir, muitas vezes, que afinal ainda não se conquistaram todos os desejos de Abril de 1974”. Valentim Loureiro, crítico em relação à situação nacional (e internacional), defendeu que “todos aqueles que desempenham funções públicas, e políticas, devem fazer tudo quanto lhes for possível para ajudar os que têm mais dificuldades”, frisou. E, complementou, “assim se tem feito em Gondomar, com uma constante e cada vez mais forte aposta na área social”, disse Valentim Loureiro.

O concurso de cartazes, organização conjunta da Câmara Municipal de Gondomar e da Escola Secundária de Gondomar, realiza-se pelo 15.º ano consecutivo. A iniciativa foi aberta a todos os alunos matriculados nas Escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, públicas e privadas, incluindo as Escolas Profissionais e equiparadas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *