Sociedade, Trofa

Obras de Requalificação dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro na Trofa

Começaram esta quarta-feira, dia 24 de abril, as obras de Requalificação dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, no valor de mais de 6,4 milhões de euros.

Este é um projeto que vai mudar para sempre o coração da Trofa e a qualidade de vida dos Trofenses, e é cofinanciado em 85 por cento por Fundos Comunitários do QREN, através do ON.2, tendo uma vertente imaterial e uma vertente infraestrutural, ou seja de obra que foi adjudicada por 6 milhões e 473 mil euros, no dia 1 de março deste ano.

De recordar que a Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, anunciou em conferência de imprensa, no passado dia 12 de abril, que o Tribunal de Contas visou o Procedimento de Adjudicação da Empreitada de Requalificação dos Parques.

 Pela sua abrangência e transversalidade, esta é já uma obra de referência num quadro mais lato, e por isso tem vários parceiros executores como é o caso da Empresa Municipal Trofáguas e da Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA), e além destes, também as associações e coletividades do Concelho, são parceiros ativos e empenhados neste projeto, e estão a ser chamados a dar o seu contributo, em todas as ações e iniciativas imateriais, que estão a ser desenvolvidas, e que continuarão a ser concretizadas, ao longo deste ano de 2013.

Em paralelo, a empresa Metro do Porto é também parceiro ativo desta grande empreitada, tendo a responsabilidade da obra de união dos dois Parques, com a construção de uma vasta praça em frente à Capela Nossa Senhora das Dores, constituindo uma enorme mais-valia para o futuro usufruto dos Parques.

As obras terão a duração de sete meses e representarão uma profunda requalificação da área central da cidade, envolvendo a reestruturação e reordenamento dos parques, bem como a construção de um parque de estacionamento subterrâneo, de um edifício de apoio aos Parques, onde estarão localizados serviços da área de ação social e turismo, de uma enorme praça em frente à Capela, e ainda de dois coretos, uma concha acústica, uma zona lounge, uma área desportiva, percursos pedestres e um parque infantil.

Nesta fase inicial de concretização das obras de Requalificação dos Parques, a Câmara Municipal da Trofa anuncia também já ter iniciado conversações com a Comissão de Festas e com o Empreiteiro responsável, para encontrar um plano alternativo de forma a definir a melhor solução, para manter a dignidade e a grandeza das Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores, que têm como palco, a cada ano, o Parque Nossa Senhora das Dores, e cuja realização em 2013 está absoluta e definitivamente assegurada, apesar de na altura, o Parque já estar em obras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *