Cultura, Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso sensibilizou para importância do património

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso associou-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril) à semelhança do que vem sucedendo em anos anteriores, com o objetivo de continuar a sensibilizar a comunidade para a importância de conhecer e de preservar o nosso património.

Desta forma, a Câmara Municipal promoveu um conjunto de iniciativas com vista a divulgar o património material e imaterial do nosso concelho, como a possibilidade de realizar visitas gratuitas e/ou visitas guiadas ao núcleo museológico do Castelo de Lanhoso. Usufruíram desta proposta cerca de 45 visitantes, sendo que se realizou ainda uma visita guiada para 25 alunos e alunas da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Houve ainda a possibilidade, que cerca de 20 pessoas aproveitaram, para realizar visitas guiadas à exposição “Pelos Caminhos da Maria da Fonte” patente na Sala de Interpretação do Território (na Casa da Botica).

O programa englobou ainda a possibilidade de participar numa ação de conservação preventiva do património imóvel concelhio, que se traduziu na realização de ações de limpeza no Castro de Lanhoso, antecipadas para o dia 17 de abril, por impossibilidade dos participantes. É que, por ocasião das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal Povoense lançou o desafio a uma turma da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso com o propósito de unir esforços e encetar aquela ação. Esta iniciativa contou com a participação de 25 alunos e alunas e de duas professoras. Tratou-se de um trabalho em regime de voluntariado, que contou com o empenho e entusiasmo de todas as pessoas envolvidas. Os trabalhos incidiram principalmente na limpeza do interior das estruturas domésticas e na envolvente das mesmas. É de relembrar que esta ação visou apelar à participação cívica dos mais jovens na salvaguarda do nosso legado histórico.

De referir ainda que o tema proposto pelo ICOMOS Internacional para 2013 foi “Património + Educação = Identidade”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *