Cultura, Tomar

Dia Mundial da Dança em Tomar

Realiza-se na próxima segunda-feira, dia 29 de Abril, das 20h30 às 21h30, na Rua Serpa Pinto (antiga Corredoura) em Tomar, uma iniciativa inserida no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança, intitulada “Todos a Dançar na Corredoura”

Este evento conta com a participação de mais de uma centena de dançarinos ensaiados para o efeito, assim como outros tantos espontâneos que certamente acabarão por aderir ao projecto artístico SORADI DANCE, com direcção e produção de Fausto Matias e Shirin Stave-Matias. Quanto às sonoridades, estas vão estar a cargo de uma parceria entre a organização e o DJ SuperFly.

 

Tentar criar maior flash mob de Portugal

 

Aproveitando esta data, a organização fez divulgar que vai tentar construir o maior Flash Mob registado em Portugal. O conceito Flash Mob está relacionado com as mais diversas manifestações instantâneas de pessoas com a intenção de realizar determinada acção imprevisível mas previamente combinada e encenada. Uma prática que é geralmente organizada através dos meios de comunicação ou redes sociais.

Quanto ao Dia Mundial da Dança ou Dia Internacional da Dança, este passou a ser comemorado a 29 de Abril de 1982 pelo CID (Comité Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Os objectivos da comemoração desta data consistem em dar visibilidade à importância da dança no contexto cultural das civilizações, assim como incentivar governos de todo o mundo a criarem políticas públicas que possam promover a dança no ensino público e privado. A data escolhida de 29 de Abril acabaria por estar relacionada com o nascimento do famoso bailarino, coreógrafo e mestre francês, Jean-Georges Noverre (1727-1810).

 

Disco sound e carros antigos

 

Para esta iniciativa em Tomar, a temática escolhida foi os anos 70 e a época do Disco Sound. Um período que vai estar bem presente neste Monday Night Fever ou A Febre de Segunda à Noite, onde muitos vão estar “obrigatoriamente” convidados a recuar no tempo e a celebrar o Dia Mundial da Dança em bom estilo ao som dos clássicos Bee Gees, Boney M., Village People, Donna Summer… e muitos outros.

Durante a maioria do tempo a dança será livre e espontânea… até quando o momento for oportuno para a realização do mega Flash Mob anos 70 ao som de “You Should Be Dancing” do famoso grupo musical Bee Gees.

Esta iniciativa tem como objectivos estimular a criatividade através de uma nova experiência de arte comunitária, divulgar a arte em espaços públicos, contribuir para que a dança seja acessível a mais pessoas, dinamizar o Centro Histórico e registar o evento para promoção da cidade de Tomar no contexto nacional e internacional e desenvolver a criação de uma prática através de uma celebração global com pessoas de todas as idades, raças e costumes.

Para que este evento seja um êxito, a organização apela à comunidade tomarense (e não só) a participar vivamente nesta grande noite de folia dançante com 60 minutos que certamente ficarão registados na memória de todos. Para tal, nada melhor que trajar roupa a condizer, até porque à mesma hora vai estar patente na Rua Serpa Pinto uma exposição de carros clássicos da época, com o objectivo de embelezar este magnifico quadro vivo dos anos 70. Os comerciantes foram convidados a estar abertos durante esta iniciativa.

 

Aulas gratuitas para quem se quiser preparar

 

A organização vai ainda tentar obter um registo idêntico ao da iniciativa no passado dia 22 de Março na Ponte Velha, onde o imponente Castelo dos Templários lá bem no alto foi certamente a “cereja no topo do bolo”’. O vídeo do projecto global ‘DANCE ANYWHERE’ realizado na Ponte Velha está disponível para visualização em https://vimeo.com/62719784.

Os interessados em participar neste Mega Flash Mob, podem recorrer à aprendizagem de uma simples coreografia que poderá ser feita através de duas aulas gratuitas com o seguinte horário: quinta-feira 25 de Abril e domingo 28 de Abril das 18h às 19h, na Rua Serpa Pinto (junto ao Café Paraíso). O ensaio geral será no dia 29 de Abril (segunda-feira pelas 20h) no mesmo local.

Existem ainda aulas suplementares nos dias 26 de Abril (sexta às 20h) e 27 de Abril (sábado às 15h30) a realizar na sala ginásio do Pavilhão Municipal junto ao jardim do Mouchão – custo por aula de 5 €.

A organização apela “Veste aos anos 70 e vem participar na celebração deste momento histórico. Se gostas de dançar, a tua participação é indispensável.”

“Todos juntos, vamos colocar novamente o nome de Tomar nas ‘bocas do mundo’. Vamos partilhar com o mundo, a beleza da cidade e colocar Tomar na plataforma global das cidades que dançam!”

Requisitos: trajar roupa dos anos 70 e/ou de alta visibilidade.

 

Para mais informações visita www.soradidance.weebly.com ou contacta através do e-mail: soradidance@gmail.com.


Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *