Marinha Grande, Sociedade

GrandEx ’13 simula queda de aeronave na Marinha Grande

GrandEx_ConfImprensa18042013_3Na manhã do dia 4 de maio (sábado), a Avenida João Beare, junto ao Parque da Cerca, na Marinha Grande, será palco de uma simulação da queda de uma aeronave militar, F-16, em meio urbano, designada “GrandEx ‘13”.

 

Trata-se do primeiro exercício à escala real para testar procedimentos definidos no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, que será coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e que envolverá 16 serviços e agentes, de âmbito municipal, distrital e regional.

 

O cenário do GrandEx ’13 simulará a queda de uma aeronave militar, F-16, em meio urbano e incluirá também outros acidentes que acontecerão na sequência da queda dessa aeronave, tais como acidentes rodoviários, pessoas feridas e/ou em pânico.

 

Este tipo de exercícios constitui uma importante forma de treino dos diversos agentes de proteção civil envolvidos, nomeadamente no que se refere à coordenação entre agentes civis e militares, ao socorro, à emergência, aos meios e às comunicações utilizados em caso real de acidente grave ou catástrofe.

 

O GrandEx ’13 foi apresentado à comunicação social no dia 18 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença do presidente da Câmara, Álvaro Pereira; vice-presidente, Paulo Vicente; Tenente Coronel da Base Aérea 5, João Pires; elementos da protecção civil municipal, entre os quais o coordenador do exercício, Hugo Areal.

 

Para Álvaro Pereira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, “este tipo de exercício constitui uma importante forma de treino dos diversos agentes envolvidos, no que se refere à coordenação entre agentes civis e militares, ao socorro, à emergência, aos meios e às comunicações utilizados em caso real de acidente grave ou catástrofe”.

 

Diversos meios e entidades envolvidos

 

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) foi aprovado em 14 de dezembro de 2011, pela Comissão Nacional de Proteção Civil. Da legislação decorre a obrigatoriedade de exercitar os planos de emergência.

 

A Câmara Municipal pretende testar os procedimentos do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, que já abordava o risco de acidente aéreo, através de um exercício municipal, onde seja possível empenhar a estrutura municipal e os demais agentes de proteção civil com responsabilidade de atuação no município.

 

O cenário considerará os riscos inerentes à queda de uma aeronave militar, seguido de incêndio. Uma vez que a queda da aeronave será em ambiente urbano, resultará um número relativamente elevado de feridos.

 

Pretende-se treinar os intervenientes afetos ao PMEPC da Marinha Grande em caso de acidente grave ou catástrofe e testar a articulação entre as várias entidades de PC envolvidas, civis e militares, bem como os procedimentos de socorro, emergência e comunicações.

 

Este exercício visa o cumprimento de três objetivos: testar tempos, circuitos de informação e procedimentos dos meios envolvidos desde o alarme à chegada ao teatro de operações; testar tempos e circuitos de informação, bem como os graus de comparência e prontidão dos agentes de protecção civil; e testar a atuação no local do acidente e a capacidade de coordenação geral e resposta às situações de emergência.

 

Estarão alocados ao GrandEx ’13 os seguintes meios: 15 ambulâncias de socorro, um veículo urbano de combate a incêndios, dois veículos de combate a incêndios (6×6 e 4×4) da Base Aérea 5 (BA5), diversas viaturas de apoio e de transporte da BA5, dois veículos de socorro e assistência tático (desencarceramento), um veículo de socorro e assistência especial, um veículo médico de emergência e reanimação (INEM), um veículo de intervenção em catástrofe (posto médico avançado do INEM), um veículo de comando e comunicações (ANPC), um veículo do SMPC, veículos da PSP, um veículo de comando tático, diversos veículos de apoio das várias entidades intervenientes.

 

As entidades intervenientes no exercício são:

Base Aérea nº 5 – Monte Real

Bombeiros Municipais de Leiria

Bombeiros Voluntários da Batalha

Bombeiros Voluntários da Maceira

Bombeiros Voluntários da Marinha Grande

Bombeiros Voluntários da Nazaré

Bombeiros Voluntários da Ortigosa

Bombeiros Voluntários de Leiria

Bombeiros Voluntários de Pataias

Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria

CDOS de Leiria – Autoridade Nacional de Protecção Civil

Centro de Saúde da Marinha Grande

Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Leiria

INEM

PSP da Marinha Grande

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *