S. João da Madeira, Sociedade

Quartel Aberto: Bombeiros de S. João da Madeira ao encontro da cidade

Bombeiros de S. João da Madeira - imagem de arquivoSempre disponíveis para ir ao encontro das pessoas em caso de emergência, desta vez os bombeiros de S. João da Madeira tomam a iniciativa sem esperar qualquer chamada de socorro: pegam nos seus meios e vão ter com os sanjoanenses em diferentes pontos da cidade. Quartel Aberto é o nome desta atividade, que visa dar a conhecer melhor a corporação, mas principalmente mostrar como se podem prevenir acidentes e como agir quando estes acontecem.

 

O próximo Quartel Aberto acontece já neste sábado, 20 de abril, na zona da Devesa Velha, junto ao Centro Formação Profissional da Indústria de Calçado. Das 9h00 às 17h00, os Bombeiros de S. João da Madeira montam aí um centro de operações voltado para o contacto direto com a população local. Entre os meios para aí deslocados estarão diversos veículos da corporação sanjoanense, designadamente de desencarceramento e de combate a incêndios, assim como ambulâncias.

 

Neste Quartel Aberto serão realizadas várias demonstrações de como agir em situações de emergência concretas com que os cidadãos se podem confrontar no seu dia-a-dia, em casa, no trabalho ou na rua, e que podem pedir a sua intervenção imediata, antes da chegada dos meios de socorro.

 

Saiba como agir numa emergência

 

Se, de repente, uma sertã com óleo começar a arder no fogão, o que fazer? Se alguém ao nosso lado, no escritório ou na fábrica, entrar em paragem respiratória, como proceder? Se uma criança se engasga com um pequeno brinquedo ou até com um alimento, como agir? Estas são perguntas de que, quase sempre, só nos lembramos no momento em que os acidentes ocorrem, mas então já pode ser tarde.

 

Nesta iniciativa, os Bombeiros de S. João da Madeira dão as respostas necessárias e mostram – na prática – como se deve fazer em cada caso. São pequenos simulacros que vão ajudar a fixar quais os procedimentos corretos a adotar quando ocorrem situações de emergência que exigem uma intervenção rápida e eficaz mesmo antes da chegada de socorro.

 

O Quartel Aberto dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira é uma iniciativa que se insere nas comemorações dos 85 anos da corporação sanjoanense. A primeira edição realizou-se no passado dia 6 de abril no Parque Ferreira de Castro, seguindo-se a Devesa Velha no próximo sábado. Depois será a vez do Orreio (18 de maio) e de Fundo de Vila (22 de junho).

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *