Nelas, Sociedade

Edição da Festa da Primavera 2013 em Nelas, contou com cerca de 2700 participantes

Terminou a Festa da Primavera promovida pela Câmara Municipal de Nelas, de 06 a 14 de Abril 2013. Elo de proximidade cultural entre a autarquia e munícipes, nas mais variadas faixas etárias, dos 3 aos 80 anos, a Festa da Primavera mostrou o resultado das parcerias estabelecidas, quer com as Escolas do Concelho, quer com as Associações locais. Dedicada ao teatro, música, animação, poesia, ambiente, novas tecnologias e ciência, a Festa da Primavera 2013 revelou-se um êxito, comprovado pelo elevado número de participantes, cerca de 2700 que se associaram à iniciativa.

 

Marcou o início das festividades, a Inauguração do Jardim da Lapa do Lobo, que num ambiente de convívio e celebração, animado pela Banda Filarmónica de Cabanas de Viriato, reuniu cerca de 400 pessoas. Após o descerramento da Lápide de inauguração e dos discursos proferidos pelo Presidente da Fundação, Dr. Carlos Torres e Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Salomão Fonseca, a Sra. Presidente da Câmara, Dra. Isaura Pedro procedeu à Entrega da Medalha de Mérito Municipal à Fundação, aprovada por unanimidade em Reunião de Câmara, em homenagem pelo significativo contributo no campo social, humanitário, cultural e desportivo, que assume notável importância na afirmação do prestigio do Concelho de Nelas e que muito orgulha todos os munícipes. A concretização deste novo espaço verde e de lazer, que inclui um anfiteatro e tem como pano de fundo a Serra da Estrela, resulta de uma parceria entre a Autarquia, Fundação e Junta de Freguesia local.

 

No âmbito da promoção da actividade física e do património natural e arquitectónico, a Festa da Primavera incluiu na sua programação uma Caminhada pela Primavera com ponto de partida nas Caldas da Felgueira, seguindo por Folhadal, organizada pelo Núcleo Dão Nelas, bem como uma Visita aos Moinhos do Rio Castelo, em Senhorim, onde cerca de 50 participantes assistiram ao funcionamento dos moinhos movidos a água, numa das etapas do ciclo do fabrico do pão, que é a moagem de cereais.

 

Novidade deste ano, foi a apresentação, ao longo de toda a semana, do espectáculo GASPARada de Histórias, que divertiu pais e crianças das Escolas, públicas e particulares, do 1º CEB e dos Jardins-de-infância de Nelas e de Canas de Senhorim, com histórias recheadas de muitas peripécias e bom humor, em que Gaspar e os seus inseparáveis amigos convidaram o público a entrar num mundo de magia onde puderam sonhar e imaginar com muita alegria. Paralelamente a esta atividade decorreu também a animação Super Heróis de Portugal, que deu a conhecer de forma divertida e didática, os feitos de diversos heróis da História de Portugal, nomeadamente Viriato, a Padeira de Aljubarrota, os Descobridores, entre muitos outros.

 

Para cerca de 40 utentes do Centro de Dia do Folhadal, Lar de S. Miguel de Nelas e Centro Social e Paroquial de Vilar Seco, foi promovida a actividade Tempo Feliz, Internet Sénior, no Espaço Internet de Nelas, que permitiu uma familiarização com as novas tecnologias e a aprendizagem de tarefas simples, como ler um jornal online, enviar emails, utilizar o Messenger, e ao mesmo tempo desenvolver competências básicas em Word e PowerPoint.

 

A Leitura mereceu também um lugar de destaque ao longo da Festa da Primavera, com Nelas a receber a 7ª Edição do Concurso Nacional de Leitura – Fase Distrital, que mobilizou cerca de 150 alunos, do 3º ciclo e do ensino secundário, com idades dos 13 aos 15 anos e dos 16 aos 18 anos, provenientes de 35 escolas do Distrito de Viseu, acompanhados por cerca de 70 professores e cujo objetivo foi estimular a prática da leitura entre os participantes, avaliando, através de provas orais e escritas, a compreensão da leitura de diversas obras literárias.

 

Destaque também para a vertente ambiental que, este ano contou com a Palestra “Floresta… ACÇÃO”, promovida pelo Serviço de Ambiente da Câmara Municipal de Nelas e que teve como oradores representantes da GNR, da Autoridade Nacional de Protecção Civil e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Esta acção de sensibilização, na qual estiveram presentes 80 crianças da Escola Secundária de Nelas e da EB 2,3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha de Canas de Senhorim, abordou diversas questões, nomeadamente, a importância da preservação e defesa da floresta, consciencializando para a importância da prevenção de incêndios florestais, bem como, para a problemática do Nemátodo da madeira do Pinheiro, doença que tem aumentado ao longo dos últimos anos e que tem sido responsável pela destruição de inúmeras árvores.

 

Ao longo da Festa da Primavera, os serões também foram preenchidos com muito espectáculo e animação. Assim, 320 espectadores, entre os quais pais, professores, acompanhantes dos grupos executantes e apreciadores de boa música, assistiram a uma Apresentação Musical pelos alunos do Grupo de Cordas da Fundação Lapa do Lobo, do Ensino Articulado da EB 2,3 de Nelas do Conservatório de Seia Collegium Musicum, e da Escola Municipal de Música, que presentearam os presentes com uma actuação composta por um reportório rico e diversificado, que encheu de orgulho os pais e amigos dos alunos, e cujas actuações abrilhantaram a noite. Da programação fez parte também o Sarau de Poesia, espectáculo misto de dança e música, dinamizado pelas crianças dos Jardins de Infância, 1º, 2º e 3º CEB do Agrupamento de Escolas de Nelas, que apresentou jovens talentos nas diversas vertentes das artes de representação e execução musical.

 

A complementar a programação da Festa da Primavera 2013, a Biblioteca Municipal de Nelas também foi palco de grandes momentos de espectáculo e animação, recebendo, numa só noite, cerca de 500 visitantes, que puderam assistir à peça O Despertar da Semente, apresentada pelo Teatro Hábitos, que envolveu 40 participantes da comunidade concelhia, numa encenação à volta do renascer da estação, dos ciclos de trabalho, do nascer das sementeiras e de toda a envolvência que a natureza nos oferece. O serão foi seguido pelo Café Concerto, dinamizado pelos alunos da Escola Secundária de Nelas e que deliciou todos os espectadores, com momentos únicos de interpretação e de expressão dramática. No exterior da Biblioteca Municipal, decorreu uma Sessão de Observação Nocturna de Astros, orientada pelo Dr. Ângelo Fernandes, e onde os cerca de 30 crianças e adultos puderam observar diversos astros como a Lua, a Ursa Maior, a Estrela Polar, Júpiter e os seus satélites.

 

O Programa da Festa da Primavera encerrou com a apresentação do filme Gapyear: seguido de Palestra. Este projeto promovido pela Fundação Lapa do Lobo proporcionou já a dois jovens a oportunidade de viajarem e praticarem voluntário em 25 países, antes da entrada para a Universidade. Durante a tarde, o público pôde acompanhar e ouvir o relato destes dois estudantes, a 25 países, nomeadamente Austrália, Nova Zelândia, Brasil, China, Nepal, Índia, Indonésia e Timor, e partilhar das suas experiências.

 

De destacar que a edição da Festa da Primavera 2013 contou com as parcerias e apoios de um conjunto de entidades como os Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim, RTP, Junta de Freguesia de Senhorim, Rede de Bibliotecas Escolares, Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Fundação Lapa do Lobo, Civilização Activa, Núcleo Dão Nelas BTT, Teatro Hábitos, Porto Editora, Leya Portugal, Mathias Supermercados, Intermarché de Nelas, Supermercado A Feira de Canas de Senhorim, Mini Preço de Canas de Senhorim, Brincolivro, Editora Booksmile, Dão Sul, Padaria Croissant D’ Ouro, Pastelaria Pérola Doce, Autoridade Nacional de Protecção Civil, WeGOV, Guarda Nacional Republicana e Instituto da Conservação da Natureza.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *