Cultura, Trofa

“Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” comemorado na Trofa com leitura de contos em estafeta

De forma a comemorar o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” que se assinala a 23 de abril, a Câmara Municipal da Trofa, no âmbito do projeto da Área Metropolitana do Porto “Vem conhecer a minha Biblioteca”, está a promover atividades nas escolas locais.

 

A Biblioteca Municipal Professor Dr. António Cruz, está assim, a participar na primeira fase deste projeto, em contexto municipal, desenvolvendo quatro sessões de leitura de um conto no sistema de “estafeta de leituras”.

 

As atividades começaram com a Biblioteca Municipal da Trofa Prof. Dr. António Cruz a receber, a 9 de abril, as crianças do Jardim de Infância de Lagoa, enquanto a segunda sessão ocorreu a 10 de abril, com a Biblioteca Municipal da Trofa a deslocar-se à EB1 de Finzes.

 

As leituras seguintes a 12 de abril, levaram os alunos da EB1 de Finzes a deslocarem-se à EB1 Bairros, para aí contarem/lerem um conto à escolha, e a 19 de abril, serão os alunos desta última escola que protagonizam a leitura e interpretação de um conto, de volta à Biblioteca Municipal da Trofa Prof. Dr. António Cruz, das 10h00 às 11h30.

 

A segunda fase, em contexto metropolitano, decorre no dia 23 de abril, às 10h30, quando, em simultâneo, a Biblioteca Municipal Professor Dr. António Cruz recebe a Casa da Juventude de Gondomar para realizar a leitura do conto “S. Cosme e S. Damião”, a uma turma do Colégio da Trofa e a duas turmas do pré-escolar do Centro Social e Paroquial Padre Joaquim Ribeiro de S. Martinho de Bougado, enquanto um representante da Trofa estará na Biblioteca Municipal de Santo Tirso para protagonizar uma nova leitura, lendo assim aos presentes o conto “Lola na quinta” de Ilse Loodts.

 

Estas atividades surgem no âmbito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemora a 23 de abril, com o objetivo de promover o prazer pela leitura, a publicação de livros e ainda a proteção dos direitos do autor.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *