Cultura, Montijo, Sociedade

Comemorações do 25 de Abril no Montijo

A Câmara Municipal do Montijo assinala o 39.º  aniversário do 25 de Abril com uma programação musical e desportiva, destacando-se a inauguração da exposição “Montijo: memórias, identidade e futuro” no Museu Municipal.

As comemorações terão início no dia 20 de abril, às 21h30, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida (CTJA) com o espetáculo “Tributo a Zeca e Adriano”, promovido pela Junta de Freguesia do Montijo. A entrada custa 5 euros e o valor reverterá para os Bombeiros Voluntários do Montijo.

A música de Zeca Afonso e Adriano Correia chegará, assim, ao CTJA pela voz dos Canto d’Aqui”, Grupo Coral do Montijo e Sopro do Zeca sob a direção artística de Filipe Cunha. O concerto terá a participação especial de Sebastião Antunes do grupo Quadrilha.

No dia 24 de abril, às 21h30, também no CTJA a música continuará com o concerto da Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes, uma das bandas filarmónicas mais representativas do concelho.

A Taça Olímpico da Liberdade dará o pontapé de saída para as atividades no dia 25 de abril. A partir das 9h00, o Campo da Liberdade receberá este torneio de futebol de 7, que tem Paulo Futre como patrono.

A Praça da República receberá, às 11h00, o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro.

Momento alto das comemorações será a inauguração da exposição “Montijo: memórias, identidade e futuro”, no dia 25 de abril, às 16h00, no Museu Municipal.

Dedicada à história do concelho, esta exposição mostra a vivência sociocultural das diversas ocupações na área do município do Montijo.

O percurso integra os momentos mais marcantes da vida no território, desde a pré-história até ao século XX, funcionando como ponto de encontro de múltiplas manifestações culturais, transmitindo os elementos da história mais relevantes para a preservação da identidade local.

De seguida os alunos do Conservatório Regional de Artes do Montijo irão atuar no Museu Municipal.

As comemorações do 25 de abril integram ainda nos dias 27 e 28 de abril, na Praça da República e no Jardim Casa Mora, as atividades dinamizadas pela Associação A Quadrada e o Blog Montijo Portugal numa parceria com o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Montijo.

No dia 27 de abril, a partir das 14h30 haverá Festa no Jardim Casa Mora, com a exposição de fotografia “Montijo, ontem e hoje” e as atuações das escolas de música Musimusa e Sinfonia e Eventos.

A Praça da República receberá  o evento “Celebrar o Montijo”, a partir das 18h00. Uma parada onde o movimento associativo do concelho demonstrará aos montijenses a sua vitalidade.

Ao início da noite, a partir das 19h30, no Jardim Casa Mora terá lugar um festival de música alternativa, com a atuação de bandas ao vivo.

Para finalizar as comemorações do 39.º aniversário da revolução dos cravos, no dia 28 de abril, entre as 15h00 e as 20h00, regressará a Festa no Jardim Casa Mora com workshops de música e muita dança.

Venha celebrar Abril connosco!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Parabéns ao executivo camarário por ter descoberto o 25 de Abril.

    Lembro é que já estamos em 2013.

    Estamos em ano de eleições está visto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *