Sociedade

Participantes do “Vencer o Tempo” visitam seniores das instituições da Póvoa de Lanhoso

Encontro Seniores 1Depois do desafio da intergeracionalidade, que permitiu e continua a permitir o estreitar de laços afetivos entre gerações diferentes, o projeto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades” lançou uma nova proposta às pessoas seniores e jovens que o integram, no sentido de partilharem a alegria e o dinamismo que as carateriza com os idosos e as idosas utentes de instituições do concelho da Póvoa de Lanhoso. O primeiro encontro decorreu nas instalações da Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião, na tarde de 12 de abril, junto de quem é utente do centro de dia e do lar.

 

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é um dos municípios fundadores do projeto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”. Após dois anos de projeto, pretende-se potencializar a energia positiva que um grupo coeso e motivado, como o existente, pode levar a outras pessoas idosas, que, por vezes, estão menos ativas e motivadas para as dinâmicas que lhes são propostas em contexto das suas instituições.

 

Contactando com a experiência destas pessoas seniores, a expetativa é que os pares se identifiquem e despertem para a importância destas atividades, que têm consequências diretas para a melhoria do seu bem-estar e saúde.

 

Durante a tarde houve a oportunidade de as pessoas se conhecerem melhor e o grupo optou por partilhar um momento de dança, já que se trata de uma atividade que proporciona notórios benefícios: para além de exercitar o corpo, faz bem à memória, ajuda a desenvolver o ritmo, a agilidade, o equilíbrio e a flexibilidade.

 

O resultado foi muito positivo e, no final do encontro, a mensagem de agradecimento deixada pelos idosos e pelas idosas da Comissão de Melhoramentos foi: “Obrigada por nos fazerem lembrar que nunca é tarde para a conquista”.

 

A próxima visita está agendada para sexta-feira, dia 19 de abril, ao Centro Social e Paroquial de Serzedelo.

 

linha_.png

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *