Educação, Estarreja, Tecnologia

Estarreja faz Ciência

O projeto «Ciência em Movimento» está em Estarreja. A iniciativa é promovida pelos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CI Região de Aveiro) e pelo Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro e inclui a realização, nos estabelecimentos de ensino da Região, de várias oficinas temáticas. A ação destina-se a estudantes do 1º Ciclo.

 

O projeto, com a duração de um ano, está em curso e contempla oficinas nas áreas da Robótica, Química, Biologia, Geologia e Física. Nestas aulas, é possível aprender a fazer pasta dentífrica e creme de mãos, aprender mais sobre os invertebrados e a formação de dunas, entre outras temáticas nos domínios da Física e da Química.

 

Durante esta sexta-feira, dia 12, os alunos da EB1 das Laceiras, Salreu, participam na oficina experimental “Faz a tua pasta de dentes”. A primeira oficina do projeto, intitulada “Sítio dos Robôs”, decorreu em março nas escolas de Pardilhó e Avanca. Em maio realiza-se a terceira oficina denominada “Há invertebrados à nossa volta”, destinada aos alunos do agrupamento de escolas de Estarreja, na Padre Donaciano Abreu Freire. Estas ações regressarão às escolas do concelho no próximo ano letivo.

 

O “Ciência em Movimento” prevê também espetáculos de Ciência («Química por tabela 2.0» – 5 de junho e «Física Viva» – 15 de outubro), uma exposição itinerante, designada «Perspetivas Arte & Ciência», que estará em julho na Casa da Cultura, a aventura de ciência «Pai, vou ao espaço», prevista para outubro e uma animação de verão, com a realização de uma atividade outdoor na Quinta do Marinheiro em Avanca.

 

 

Programa da Ciência em Movimento em Estarreja

 

Espetáculo de ciência Química por Tabela 2.0

5 de junho | 10h30-11h30 e 14h-15h | Cine-Teatro

Uma sequência de transformações químicas surpreendentes proporciona um espetáculo apelativo, que procura fazer a ligação constante com a química que nos rodeia no quotidiano. Desenvolvido por Paulo Claro e Brian Goodfellow, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA), este espetáculo é agora apresentado em Estarreja.

Público-alvo: alunos do 1º CEB do Município

 

Perspetivas Arte & Ciência

2 a 21 julho | Casa Municipal da Cultura

Exposição de fotografia científica intitulada “Revelações – vida na areia vida na rocha”, da autoria do biólogo Victor Quintino, investigador do Departamento de Biologia da UA.

 

Ciência no Verão Workshop “Ciência e cosmética”

20 julho | 10h-12h / 14h-17h | Quinta do Marinheiro / Casa-Museu Egas Moniz

Abordar os conceitos científicos relacionados com a higiene e a cosmética pode ser tão divertido quanto científico. Recorrendo a diversos produtos naturais, os participantes podem descobrir a ciência envolvida no fabrico de sais de banho e de um creme de mãos, e no final levar consigo as amostras produzidas.

Duração de cada sessão: 45 minutos

Público-alvo: público geral (participação livre, sem inscrição prévia)

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *