Educação, Mação

40 alunos de todos o mundo discutiram Gestão Integrada do Território em Mação

itm_museu_cursoabrilEntre 4 e 14 de Abril foram mais de 40 os estudantes de pós-graduação e professores de mais de 10 Universidades Europeias, que se juntaram em Mação durante 10 dias intensivos, para discutir “Gestão Integrada do Território”. Este é o primeiro curso com esta orientação que a Comissão Europeia decidiu apoiar, coordenado pelo Instituto Politécnico de Tomar em Mação.

Durante 10 dias, especialistas de geografia, economia, arqueologia, antropologia, sociologia, comunicação, química, biologia, ecologia e gestão estão reunidos para contribuir, num quadro de formação, para a convergência de várias disciplinas numa abordagem transdisciplinar.

Vieram de Espanha, de França, da Alemanha, da Lituânia, de Itália, da Bélgica, da República Checa, bem como do Irão, da Tanzânia, de Angola, da Costa do Marfim, dos Camarões, do Botswana, do Brasil, dos Estados Unidos da América e de Portugal. Os alunos desenvolveram, nos meses anteriores, projectos aplicados a realidades destes 16 países, que resultarão em artigos científicos e teses, mas que também terão aplicação concreta nos seus territórios.

A abordagem é global: construir soluções locais com a colaboração de equipas verdadeiramente internacionais. No curso foram apresentados um novo modelo de gestão territorial e a proposta de organização de um “Ano Internacional para o Entendimento Global”, que está a ser considerada pelas Nações Unidas.  Nestes dois projectos o IPT e Mação são parte integrante.

O Instituto Terra e Memória editará ainda este ano um livro com as diversas contribuições dos participantes, enquanto se perspectiva a formalização de uma rede de projectos africanos, à semelhança das que já existem na Europa e na América do Sul, com o apoio do ITM.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *