Cultura, Reguengos de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitas gratuitas ao património do concelho

MonsarazO Dia Internacional dos Monumentos e Sítios vai ser assinalado pelo Município de Reguengos de Monsaraz com visitas gratuitas ao património cultural, arquitetónico e arqueológico do concelho. Esta iniciativa do ICOMOS Internacional decorre no dia 18 de abril e tem como tema “Património + Educação = Identidade”.

 

A comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é organizada em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural. O programa no concelho de Reguengos de Monsaraz inicia-se às 10h30 com a visita guiada à vila medieval de Monsaraz, incluindo o Museu do Fresco, onde se pode apreciar o Fresco do Bom e Mau Juiz, pintura dos finais do século XV e descoberta em 1958 que representa a alegoria da justiça terrena, em que o bom e o mau juiz são os elementos principais e evidenciam as fórmulas tradicionais de isenção e corrupção humanas.

 

Às 14h30 realiza-se a visita ao Cromeleque do Xerez (conjunto megalítico que foi erguido entre o início do quarto e meados do terceiro milénio antes de Cristo) e às antas do Olival da Pega, recentemente classificadas como Sítio de Interesse Público. O programa termina em Monsaraz com uma demonstração do jogo Alquerque. Este jogo, antepassado do atual jogo de Damas, era jogado no antigo Egito há mais de 3 mil anos, foi introduzido na Europa no século VIII pelos muçulmanos e está representado em várias lajes dispersas pela vila medieval.

 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios também vai ser comemorado pelas crianças do pré-escolar e das escolas do 1º ciclo do concelho. Assim, entre os dias 18 e 25 de abril vão participar num “Fotopaper”, que consiste em tirarem fotografias aos monumentos e locais de interesse das suas localidades. Posteriormente deverão fazer pesquisas para contextualizar as fotografias que integrarão uma exposição que estará patente no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz.

 

As inscrições para participar no programa turístico comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios podem ser efetuadas nos postos de turismo municipais.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *