Cultura, Santo Tirso

“O Senhor Pina” em Santo Tirso

A edição 2013 de “a poesia está na rua” – que a Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu denominar de “o país das pessoas de pernas para o ar” num tributo nacional à vida e obra do poeta Manuel António Pina – continua a colocar a poesia na agenda diária das gentes do concelho.

 

A iniciativa pretende divulgar o que não se conhece de Manuel António Pina quer como autor (poeta, cronista e escritor) quer como homem. Para que essa descoberta de MAP fosse mais singular e intimista, a Câmara Municipal de Santo Tirso tem contado com a ajuda da família, dos amigos, de vários especialistas e também da comunidade local.

 

OS DESTAQUES

Do extenso leque de ações a levar a efeito de 21 de Março a 30 de Abril destacamos o lançamento de livros, a exposição com objetos pessoais do autor (fotos, vídeos e documentos de amigos), os recitais, as conversas e o ciclo de cinema (os filmes da vida do Pina).

 

No próximo sábado, dia 13 de Abril, às 16h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso vai acontecer a pré-apresentação do livro “O SENHOR PINA” de Álvaro Magalhães. Este escritor portuense promete falar do seu amigo – Manuel António Pina – o homem que ria. A apresentação será acompanhada pela leitura de pequenas ficções literárias inéditas sobre o lado mais íntimo e pessoal do poeta e que era também o lado mais risonho e solar de um homem que se ria do excesso de seriedade do mundo. Dizia ele: “Oh as coisas sérias que cómicas que são”.

A sessão contará ainda com a presença de Rosa Maria Martelo, poeta, ensaísta, professora universitária com “Chegar (um pouco) tarde: notas sobre a poesia de Manuel António Pina”.

 

OUTRAS INICIATIVAS

11 de Abril (quinta-feira) – 22h00 | O Praça (Largo Coronel Batista Coelho)

Os filmes da “minha” vida… Manuel António Pina – Aniki Bóbó – Manoel de Oliveira, 1942

 

12 abril (sexta-feira), 22h00 | Traços de Nós Café (Rua Ferreira de Lemos)

Os filmes da “minha” vida… Manuel António Pina – A palavra (Ordet) de Carl Theodor Dreyer, 1955

 

Recordamos que “a poesia está na rua” é um evento cultural promovido anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso com o objetivo de dar uma expressão festiva à palavra poesia, fazendo-a comungar da vida comunitária do concelho, homenageando, em cada edição, um poeta português.

 

Assim, depois de “a poesia está na rua” (2004, com homenagem ao poeta António Ramos Rosa), de “a poesia e o surrealismo” (2005, com homenagem ao poeta Artur do Cruzeiro Seixas), de “a poesia faz bem à saúde” (2006, com homenagem ao poeta Manuel António Pina), de “a fé na poesia” (2007, com homenagem ao poeta José Tolentino de Mendonça), de “ofício de poeta” (2008, com homenagem ao poeta António Osório), de “pano pramangas” (2009, com a homenagem ao poeta A. M. Pires Cabral), de “humor com humor se paga” (2010, com a homenagem à poeta Rosa Alice Branco), de “nove semanas & meia” (2011, com a homenagem a Albano Martins), de “mãos à obra” com a homenagem a Vasco Graça Moura, segue-se agora “o país das pessoas de pernas para o ar” (2013, com o tributo nacional a Manuel António Pina).

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *