Saúde

NORMÉDICA desvenda “segredos” olímpicos…

NormedicaAjutec2011_DSCF0021Por detrás das “palavras caras” da ciência médica escondem-se muitas vezes conceitos simples que – suportados pelos mais recentes avanços técnicos e tecnológicos na reabilitação ortopédica, muscular e neurológica – podem fazer a diferença e mudar a qualidade de vida das pessoas. Trate-se do mais básico gesto executado por cada um de nós, ou da mais complexa coordenação psicomotora de um atleta de alto rendimento.

É o caso do método internacionalmente conhecido como “kinesio taping”, mas também poder-se-ia falar do “biofeedback” eletromiográfico, já que ambos merecerão “workshops” especialmente dedicados durante a NORMÉDICA – 13.ª Feira da Saúde e a AJUTEC – 14.ª Feira Internacional de Tecnologias de Apoio para Necessidades Especiais, de encontro marcado com os setores de 9 e 12 de maio, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto (toda a informação detalhada à distância do www.normedica.exponor.pt).

Caberá  a Sérgio Frade, o único português certificado como instrutor de “kinesio taping”, aprofundar o alcance e o limite das faixas quinésicas, que tanto furor (e fotogenia televisiva) causaram durante as olimpíadas de Londres. Ao ponto de alguns considerarem a colorida técnica como uma das grandes vencedoras dos jogos, ao lado do velocista jamaicano Usain Bolt e do nadador norte-americano Michael Phelps!

Última tendência entre os atletas de alto-rendimento, nas mais diversas modalidades, as fitas quinésicas são utilizadas não apenas para diminuir a dor, mas, globalmente, para dar maior consistência muscular e aumentar o desempenho, funcionando também complementarmente a outras terapias manuais.

O método conseguiu criar polémica e tem os seus detratores, que o apontam como o “último grito” no segmento dos… placebos. Seja como for, tal não impediu que o “kinesio taping” se massificasse entre os desportistas de topo. E não só.

A iniciativa é uma organização da Bwizer e está prevista para 11 de maio (sábado), às 17 horas, no auditório da NORMÉDICA.

Um dia depois, às 15 horas, a mesma entidade explica, através do formador Sérgio Simões, em que sentido o “biofeedback” eletromiográfico é igualmente um contribuinte de peso na atual «revolução tecnológica da saúde».

Especialidade fisioterapêutica, o “biofeedback” eletromiográfico busca a recuperação funcional dos pacientes utilizando equipamentos com tecnologia avançada que lê e mede os estímulos musculares externos e, em tempo real, usando a informação computadorizada, avalia a reação correspondente, bem como a sua modificação e ajustamento ao objetivo clínico pretendido.

Pessoas com distúrbios neurológicos (como o acidente vascular cerebral e o traumatismo crânio-encefálico, entre outros), lesões nervosas periféricas (a paralisia facial, por exemplo), disfunções ortopédicas (problemas posturais e desequilíbrios musculares) e dores musculares (como a cefaleia tensional) podem ser alguns dos beneficiários desta técnica.

Mas, as temáticas relativas à inovação na saúde não se ficarão por aqui durante a NORMÉDICA e a AJUTEC 2013. Confira as manifestações paralelas aos eventos em www.normedica.exponor.pt

O (duplo) acontecimento, recorde-se, concentrará durante quatro dias uma amostra significativa de vários segmentos empresariais e exporá equipamentos, produtos e serviços representativos dos últimos avanços técnicos, científicos e industriais nos setores abrangidos.

SÍNTESE:

NORMÉDICA – 13.ª Feira da Saúde

AJUTEC – 14.ª Feira Internacional de Tecnologias de Apoio para Necessidades Especiais

Data: de 9 a 12 de maio de 2013

Horário: Horário: das 11h00 às 20h00, nos dias 9, 10 e 11 de maio; das 11h00 às 18h00, no último dia

Organização e local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Leça da Palmeira – Matosinhos)

Perfil dos visitantes: da NORMÉDICA – profissionais de saúde, médicos, diretores hospitalares, diretores clínicos, técnicos de saúde, responsáveis e/ou gestores de aprovisionamento, enfermeiros, terapeutas, técnicos de laboratório, nutricionistas, assistentes sociais; da AJUTEC – profissionais de saúde, terapeutas, fisioterapeutas, técnicos de ortopedia e fisiatria, técnicos auxiliares, técnicos de geriatria, assistentes sociais e público, em geral.

Em exposição: na NORMÉDICA – produtos, equipamentos e serviços para unidades de saúde (hospitais, clínicas, centros de saúde, consultórios médicos), sistemas de gestão hospitalar, informática e “software”, investigação – ciência – inovação (universidades), serviços de saúde públicos e privados, biomedicina, biotecnologia, associações; na AJUTEC – tecnologias de apoio e novas tecnologias para pessoas com necessidades especiais, geriatria, oferta de emprego, atividades lúdicas, associações, instituições e prestadores de serviços inerentes ao setor

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *