Cultura, Nelas

Nelas recebe 7ª edição – fase distrital do concurso nacional de leitura 2012/2013

Tal como em anos anteriores e levando em conta a intenção de promover a leitura nas escolas, o Plano Nacional de Leitura (PNL) – em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) – promove, no ano letivo de 2012 / 2013, a 7ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

A fase distrital deste Concurso, cuja promoção e coordenação é da responsabilidade da DGLB enquanto parceira do Plano Nacional de Leitura, é este ano realizada em Nelas, através da Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, selecionada para o efeito. No âmbito da Festa da Primavera 2013, a 7ª Edição – Final da Distrital do CNL, mobiliza cerca de 150 alunos, do 3º ciclo e do ensino secundário, com idades dos 13 aos 15 anos e dos 16 aos 18 anos, provenientes de 35 escolas do Distrito de Viseu, acompanhados por cerca de 70 professores, que enquanto aguardam pela realização da prova escrita efetuada na Escola Secundária de Nelas, serão guiados numa visita ao Paço do Cunha em Santar.

Para a realização da fase distrital deste Concurso, a Câmara Municipal afetou uma equipa constituída por técnicos e convidou para membro do Júri uma personalidade conhecida no meio literário e cultural concelhio, que conjuntamente com os restantes membros, avaliará e selecionará o representante distrital de cada um dos ciclos à Fase Nacional do CNL.

Pelas 15h00, no auditório do edifício multiusos de Nelas, terá  lugar a Sessão de Abertura pela Sra. Presidente da Câmara, Dra. Isaura Pedro, seguida do anúncio dos 5 finalistas do Ensino Secundário e respetivas provas orais. O espetáculo “Utopias: Animação e Oralidades”, desenvolvido pelos animadores socioculturais da Autarquia, precede o anúncio dos 5 finalistas do 3º CEB e provas orais, um sorteio de livros e o anúncio dos vencedores e entrega de prémios.

Com a organização deste evento a autarquia reforça a sua política de apoio à promoção da leitura, que se traduz na concretização de várias atividades, ao longo do ano, entre as quais se destacam o “Leitura a par”, dirigido a alunos e famílias, “Os Livros viajantes” dirigido a creches, jardins-de-infância, escolas do 1.º CEB, lares e Centros de Dia do Concelho, “O Clube de Leitura” e as sessões de contos aos sábados (“Este sábado há contos”), para pais e filhos.

De destacar as parcerias e apoios de um conjunto de entidades na organização deste evento, como os Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim, Rede de Bibliotecas Escolares, Porto Editora, Leya Portugal, Mathias Supermercados, Intermarché de Nelas, Supermercado A Feira de Canas de Senhorim, Mini Preço de Canas de Senhorim, Brincolivro, Editora Booksmile, Dão Sul, Padaria Croissant D’ Ouro, Pastelaria Pérola Doce.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *