Cultura, Mangualde

Mostra de fotografia «Luzes» em Mangualde

3 Candle in the wind Por uma Princesa defunta-001A Biblioteca Municipal de Mangualde, Dr. Alexandre Alves acolhe, de 4 a 31 de maio, a exposição de fotografia «Luzes», da autoria de José dos Santos. A inauguração vai realizar-se no dia 4 de maio, pelas 16h00. A entrada é livre.

 

O portfólio exposto apresenta um conjunto de fotografias feitas com um simples disparo da máquina fotográfica sem qualquer auxílio de computador ou programa informático. A técnica utilizada pelo autor, denominada de “light painting” (pintura com luz), consiste na obtenção de imagens através de fotos de longa exposição movendo uma fonte luminosa diante da câmara fotográfica (“light drawing” ou “light graffiti”) ou movendo a própria câmara (“camera painting”), sendo esta última a mais utilizada.

 

Com curiosidade e experimentalismo, José dos Santos descobriu a paixão pela fotografia aos 65 anos. Sem qualquer formação nesta área, o autor agora com 75 anos, contou apenas com ajudas pontuais de alguns amigos na construção do seu percurso. A sua primeira exposição realizou-se em 2009, no Museu Grão Vasco, em Viseu. Posteriormente, expos no Museu de Lamego, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, no Museu de Resende, no Museu Diocesano de Lamego, no Espaço Abel Mata, em Gouveia, na sede do Rancho Folclórico Pastores de São Romão, no Posto de Turismo de Seia e na Casa da Beira Alta, no Porto.

 

A exposição poderá ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal (segundas-feiras das 14h00 às 19h00, de terça a sexta-feira das 9h30 às 19h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00).

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *