Educação, Felgueiras

Inaugurado o Centro Escolar de Penacova em Felgueiras

DSC_0120A Câmara Municipal de Felgueiras inaugurou o 9º Centro Escolar, uma obra incluída no plano de modernização do parque escolar do concelho cujo investimento ronda os 17 milhões de euros.

 

“A nossa escola é muito moderna, espaçosa e especial, é aqui que todos os dias aprendemos uma coisa nova e interessante”, foi desta forma que o Luís Costa, aluno do 4º ano que frequenta o Centro Escolar de Ribeirinho – Penacova, apresentou, às pessoas que assistiram à inauguração do equipamento, aquele espaço remodelado e ampliado ao serviço de 60 crianças.

Na presença de dezenas de pessoas, entre crianças, professores, encarregados de educação, autarcas, e população de Penacova, muitos foram os comentários de satisfação pela concretização das obras no Centro Escolar.

Para o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, “este investimento é como uma semente que vai dar frutos no futuro”.

Dirigindo-se às crianças, o edil sublinhou que “daqui vão sair mais crescidos, mais instruídos e preparados para lutarem pelos vossos objetivos”.

O autarca acrescentou que “esta obra é um exemplo dos bons investimentos públicos para o concelho, no sentido de beneficiar as novas gerações para que estas evoluam”, e realça que “o investimento não se restringe apenas à construção de equipamentos, mas complementa-se com o apoio feito às famílias, através da atribuição de livros escolares aos mais carenciados, da disponibilização de transportes”, e na preocupação em colocar pessoal não docente nos estabelecimentos de ensino. “Neste momento a Câmara tem colocado nas Escolas mais funcionários do que a lei exige. No entanto, estamos cientes de que a vontade das Escolas é de ter mais pessoal”.

Na altura, a subdiretora Regional de Educação, Isabel Cruz, felicitou a Câmara Municipal pelo “carinho que tem aplicado na educação, e pelo facto de saber investir de forma organizada e equitativa, de acordo com as necessidades”. Segundo Isabel Cruz, “só assim teremos jovens mais informados e capazes”.

O presidente da Junta de Freguesia de Penacova, José Ferreira, agradeceu à autarquia a obra que considera ser “fundamental para o desenvolvimento intelectual das crianças de Penacova”, frisando que, “é uma honra para a freguesia receber o executivo municipal e agradeço o esforço de todos para que esta obra fosse uma realidade.”

A remodelação do Centro Escolar de Ribeirinho, Penacova inclui-se no plano de modernização do parque escolar do concelho, que envolveu a construção de 15 equipamentos, num valor global de 17 milhões de euros.

Apresentando a execução destas obras, Inácio Ribeiro assume que a educação é uma prioridade da autarquia. “Houve um grande investimento na edificação de novos equipamentos educativos, construímos uma Creche, 15 novos Centros Escolares, a EB 2,3/S de Pombeiro- Felgueiras. Estamos a ampliar o Centro Escoar de Lagares.

Estão prestes a ser inauguradas as Escolas Secundárias da Lixa e de Felgueiras, obras da Parque Escolar que ultrapassam os 40 milhões de euros”.

O autarca informou a população daquela freguesia de que a Escola do Seixo, que se encontra desativada, será cedida à Junta de Freguesia e ao Rancho Folclórico de São Martinho de Penacova para a realização das suas atividades.

A cerimónia foi animada com a atuação das crianças e do Rancho Folclórico de São Martinho de Penacova.

As obras de remodelação do edifício implicaram a construção de 5 novas salas, um salão polivalente, refeitório, sala de professores, ampliação dos sanitários, um recreio com área coberta, e a reabilitação das antigas instalações, transformadas em biblioteca.

A intervenção resulta de um investimento global de € 600 mil (IVA incluído), e a comparticipação do FEDER no âmbito do ON2, foi na ordem dos 85%.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *