Cultura, Montijo

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no Montijo

A Câmara Municipal do Montijo associa-se à Direção-Geral do Património Cultural. nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril), este ano dedicado ao tema “Património + Educação = Identidade”, com a realização da iniciativa “Quintas com história”. A iniciativa consiste em visitas guiadas à Quinta do Páteo d` Água, nos próximos dias 18 e 20 de abril.

Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e conservação.

Exemplo disso é a Quinta do Pateo D’ Água, que data do sec.XVI. Um dos mais emblemáticos imóveis montijenses, situado numa importante zona da cidade do Montijo, na Avenida dos Pescadores. O conjunto arquitetónico, compreende, para além da casa de habitação, uma Ermida, cujo projeto data de 1919. As obras de recuperação do edifício foram realizadas de modo a manter a traça original do palacete, e de forma a preservar todo o espólio existente. A Quinta foi inaugurada a 14 de agosto de 2009 e, hoje, é sede da Junta de Freguesia do Montijo.

A visita agendada para quinta-feira, dia 18 de abril, é direcionada à comunidade escolar (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade), e no dia 20 de abril, sábado, pelas 15h00, dedicada ao público em geral. Os interessados em participar na segunda visita devem-se inscrever-se na Divisão de Cultura, Bibliotecas e Turismo, através do telefone 21 232 7867 e do email dcbt@mun-montijo.pt. As visitas só se realizam com um número mínimo de cinco participantes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *