Nelas, Sociedade

Festa da Primavera 2013 arrancou com êxito este fim-de-semana em Nelas

Passeio Moinhos 1Teve início no passado sábado, 06 de Abril, mais uma edição da Festa da Primavera, evento promovido pela Câmara Municipal de Nelas, que se prolonga até ao próximo dia 14 de Abril, com um programa diversificado de actividades para todas as idades.

Marcou o início das festividades, a Inauguração do Jardim da Lapa do Lobo, que num ambiente de convívio e celebração, animado pela Banda Filarmónica de Cabanas de Viriato, reuniu cerca de 400 pessoas. Após o descerramento da Lápide de inauguração e dos discursos proferidos pelo Presidente da Fundação, Dr. Carlos Torres e Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Salomão Fonseca, a Sra. Presidente da Câmara, Dra. Isaura Pedro procedeu à Entrega da Medalha de Mérito Municipal à Fundação, aprovada por unanimidade em Reunião de Câmara, em homenagem pelo significativo contributo no campo social, humanitário, cultural e desportivo, que assume notável importância na afirmação do prestigio do Concelho de Nelas e que muito orgulha todos os munícipes. A concretização deste novo espaço verde e de lazer, que inclui um anfiteatro e tem como pano de fundo a Serra da Estrela, resulta de uma parceria entre a Autarquia, Fundação e Junta de Freguesia local.

No âmbito das Comemorações do Dia Nacional dos Moinhos e do Dia Mundial da Atividade Física, teve lugar, no domingo, dia 07 de Abril, pelas 15h00, um passeio e visita aos Moinhos do Rio Castelo, na Freguesia de Senhorim. Com o intuito de dar a conhecer uma tradição ancestral, o passeio permitiu aos cerca de 50 participantes assistirem ao funcionamento dos moinhos movidos a água, numa das etapas do ciclo do fabrico do pão, que é a moagem de cereais. Esta caminhada incluiu também a visita à Capela da Sra. do Viso, que tem uma relação directa com o Rio Castelo, uma vez que todos os anos se realiza uma procissão ao local do Poço Santo, nesse mesmo Rio. Ao longo do passeio foi também possível contemplar uma magnífica paisagem, recheada de muitos espaços verdes, permitindo um contacto saudável com a natureza. A actividade terminou com uma visita ao Solar da Casa dos Senas, património recuperado em 2009 pela Autarquia, no qual os presentes puderam apreciar uma exposição subordinada ao tema da vida agrícola, que contém diversos utensílios rurais, nomeadamente, uma réplica, em tamanho real, de um moinho de água. Outros atractivos foram o espaço dedicado à reconstituição do ambiente de uma Escola Primária da época do Estado Novo, bem como a Galeria de Fotografias existente na Escadaria em Zagão, que retrata todos os lugares da Freguesia de Senhorim.

No mesmo dia, pelas 21h00, decorreu, no Cine-Teatro Municipal, o espectáculo Super Heróis de Portugal, que apresentou, de forma muito divertida, os feitos de diversos heróis da História de Portugal, de entre os quais Viriato, a Padeira de Aljubarrota e os Descobridores. Num ambiente intimista e descontraído, os 50 participantes puderam usufruir deste excelente trabalho desenvolvido pela equipa de Animadores Socioculturais da Autarquia, que ao longo dos últimos meses tem sido apresentado às crianças do Pré-Escolar e do 1º CEB do Concelho.

Ainda no âmbito da animação infantil, a Biblioteca Municipal de Nelas recebeu hoje, dia 08 de Abril, cerca de 45 crianças do Jardim Escola João de Deus da Urgeiriça, que assistiram à GASPARada de Histórias, um espetáculo recheado de muitas peripécias e bom humor, em que Gaspar e os seus inseparáveis amigos convidam os espectadores a entrar num mundo de magia onde podem sonhar e imaginar com muita alegria. Esta actividade, que promete fazer a delícia dos alunos das Escolas, públicas e particulares, do 1º CEB e dos Jardins-de-infância de Nelas e de Canas de Senhorim, decorre ao longo de toda a semana, sendo as sessões de sábado, dia 13 de Abril e de domingo, dia 14 de Abril, dirigidas para pais e filhos, com início às 10h00 e cujas inscrições podem ser feitas online, no site http://municipionelas.wix.com/festaprimavera

Durante o dia de hoje o Espaço Internet de Nelas promoveu também junto dos utentes do Centro de Dia do Folhadal a iniciativa “Tempo Feliz, Internet Sénior”. Na companhia da Sra. Presidente da Câmara, Dra. Isaura Pedro, cerca de 10 utentes tiveram a oportunidade de se familiarizarem com as novas tecnologias e de aprender tarefas simples, como ler um jornal online, enviar emails, utilizar o Messenger, e ao mesmo tempo desenvolver competências básicas em Word.

 

Para amanhã, dia 09 de Abril, o Jardim de Infância Malmequer de Nelas coloca, na Praça do Município, uma Banca de Flores plantadas pelas suas crianças e às 21h00 a Biblioteca Municipal de Nelas recebe a 1ª Sessão do Clube de Leitura, onde os participantes são convidados a partilhar as suas experiências, evocando livros, autores e textos que mais os marcaram, os fizeram sonhar e os permitiram descobrir o prazer da leitura.

 

De destacar que a edição da Festa da Primavera 2013 conta com as parcerias e apoios de um conjunto de entidades como os Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim, Junta de Freguesia de Senhorim, Rede de Bibliotecas Escolares, Fundação Lapa do Lobo, Civilização Activa, Núcleo Dão Nelas BTT, Porto Editora, Leya Portugal, Mathias Supermercados, Intermarché de Nelas, Supermercado A Feira de Canas de Senhorim, Mini Preço de Canas de Senhorim, Brincolivro, Editora Booksmile, Dão Sul, Padaria Croissant D’ Ouro, Pastelaria Pérola Doce.

 

Para mais informações, pode consultar:

www.cm-nelas.pt

http://municipionelas.wix.com/festaprimavera

http://www.facebook.com/municipio.nelas.3

http://pinterest.com/municipionelas/

https://twitter.com/MunicpiodeNelas

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *