Évora, Sociedade

Caminhada das Sopas realiza-se este domingo em Évora

A terceira edição da “Caminhada das Sopas”, promovida pelas juntas de freguesia do Bacelo e Canaviais (Évora), com o apoio da edilidade local, realiza-se este domingo (10h30), com o valor da inscrição (3 euros) a reverter a favor da  Associação de Reabilitação, Apoio e Solidariedade Social, de Évora (Arass).

 

A Caminhada das Sopas, que faz parte da programação da Rota de Sabores Tradicionais, desenrola-se ao longo do antigo Caminho da Missa, um percurso histórico entre o Convento do Espinheiro e a Igreja do Senhor dos Aflitos, visitando a igreja de S. Roque.

 

Com pouco mais de 10 quilómetros, o Caminho da Missa é um antigo percurso rural que liga os principais centros de culto religioso da zona das “quintas” de Évora, nomeadamente Sr. dos Aflitos, S. Roque e N. Sra. do Espinheiro, e que ficou há três anos à disposição dos adeptos das caminhadas ou das bicicletas todo-o-terreno.

 

Com alguns dos troços antigos reabilitados de modo a reconstituir o trajeto tão próximo do original quanto possível, o Caminho da Missa, que também coincide em parte com o caminho medieval das “Cinco Cêpas”, faz também a ligação com a Ecopista e com o Percurso Ambiental da Água da Prata (Aqueduto).

 

Para além do simbolismo deste percurso, uma das suas mais-valias prende-se com a certificação e homologação do mesmo por parte da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) o que permite uma maior divulgação junto das comunidades de caminheiros nacionais e internacionais.

 

O trajeto com um grau de dificuldade baixo, está devidamente assinalado segundo as regras da FCMP, constituindo assim uma excelente alternativa aos restantes percursos existentes no Concelho de Évora.

 

A Caminhada das Sopas – Caminho da Missa, que termina com uma degustação de sopas genuinamente alentejanas, conta com o apoio do Convento do Espinheiro Heritage Hotel & SPA, APPACDM e Casa do Povo dos Canaviais

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *