Amadora, Sociedade

Seminário – Violência e Maus Tratos nas Crianças e Jovens: o Desafio da Proteção na Amadora

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Amadora (CPCJA) associou-se à iniciativa nacional lançada pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), a decorrer no mês de abril, para a Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude.

 

Deste modo, a Câmara Municipal da Amadora (CMA) e a CPCJA organizam o seminário – Violência e Maus Tratos nas Crianças e Jovens: o Desafio da Proteção, que irá abordar temas relevantes como a violência contra as crianças no meio familiar, a violência no namoro, bullying, alienação parental e a intervenção na justiça. Este seminário decorrerá nos Recreios da Amadora, entre as 9.30h e as 18.00h.

 

Pretende-se, com esta iniciativa, consciencializar:

  • A comunidade, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância;
  • A família, para o exercício de uma parentalidade positiva;
  • A criança/jovem, para os seus Direitos.

 

Na Amadora, em 2012, foram acompanhadas 1573 crianças, por suspeita de algum tipo de mau trato. Os maus tratos às crianças e jovens são um problema mundial que afeta as gerações futuras, já que a experiência mostra que crianças maltratadas poderão vir a ser adultos maltratantes, instalando-se assim o ciclo de violência.

Além do seminário, decorrem durante este mês, um conjunto de iniciativas desenvolvidas pelas entidades com competência em matéria de infância e juventude, como sejam, Juntas de Freguesias, IPSS, as escolas do ensino básico e secundário, a Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Amadora – Empresa Municipal, a Escola Profissional Gustave Eiffel, o Centro de Formação Profissional da Amadora, o Serviço Local de Segurança Social da Amadora e o Hospital Fernando da Fonseca.

 

De entre as iniciativas a decorrer, destacam-se:

  • Workshops/debates e ações de sensibilização sobre direitos das crianças, bullying, violência e maus tratos;
  • Sessões de leitura e tertúlias;
  • Elaboração de painéis, cartazes e postais;
  • Exposições e concursos;
  • Realização de filmes;
  • Campanhas de sensibilização com utilização do Laço Azul.

 

As inscrições para a participação no seminário – Violência e Maus Tratos nas Crianças e Jovens: o Desafio da Proteção, devem ser feitas até ao próximo dia 12 de abril para o e-mail: relacoes.publicas@cm-amadora.pt.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *