Odivelas, Sociedade

Fórum «Be-In Participar para Crescer» desafia cidadãos a assumir papel ativo na sociedade em Odivelas

Realiza-se, no próximo dia 10 de abril, entre as 14h e as 18h30, no Centro de Exposições de Odivelas, o Fórum «Be-In Participar para Crescer – Planeamento do território, inovação, competitividade e empreendedorismo», num desafio aos cidadãos para que assumam um papel ativo na partilha de ideias e soluções.

 

«Be-In Participar para Crescer» é uma iniciativa aberta ao público em geral, em associação com a AIP – Associação industrial Portuguesa e visa envolver a sociedade numa reflexão para o Futuro da Europa.

 

Pretende-se, com esta ação, dar asas para uma cidadania mais ativa e crítica relativamente às decisões económicas, sociais e políticas.

 

A ação Be-In desenvolve-se em quatro fases:

 

Be INcoming

Divulgação prévia da temática do fórum com vista a promover a reflexão e a preparar as temáticas que serão levadas a debate.

 

Be INVolved (fórum presencial)

Sessão de abertura  e de enquadramento do tema por um painel de especialistas, seguido de debate aberto com envolvimento da plateia. Pretende-se ouvir a opinião dos cidadãos e envolvê-los no debate.

 

Be Inspired – Speaker’s Corner (fórum presencial – sessão paralela)

Esta sessão informal pretende dar voz ao cidadão, através da discussão e da troca de ideias, de informações e de opiniões; de forma espontânea, direta e livre. O modelo de intervenção é baseado no speakers’s corner, em qua cada speaker faz a inscrição prévia para a sua apresentação de oito minutos, que poderá ter como suporte um pequeno vídeo ou um pequeno texto.

 

Be INgenious – Futuroscópio (fórum presencial – sessão paralela)

Sessão de simulação de cenários futuros possíveis.

Trata-se de uma reflexão ativa de algumas temáticas específicas sobre o futuro. Pretende-se que os participantes sejam hábeis e inventivos na procura, no relacionamento de informação e nas tendências; para que através de metodologias específicas de prospetiva possam chegar a possíveis cenários futuros.

 

Mais informações em www.be-in.com.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *