Sociedade, Trofa

Abertura Solene revelou Laço Gigante e marcou início do “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” na Trofa

Abertura Solene revelou Laço Gigante e marcou início do “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” na TrofaFoi no passado dia 3 de abril, que a Câmara Municipal da Trofa, através da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho, procedeu à abertura do “Mês da Prevenção”, que marcou o início das várias atividades que estão programadas ao longo do mês, no Concelho da Trofa.

 

Esta iniciativa está integrada na ação nacional dinamizada pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), que organiza este Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a cada mês de abril, à semelhança do que acontece nos Estados Unidos da América há mais de 30 anos e, mais recentemente, em diversos países europeus.

 

Esta ação desenvolve-se assim com o objetivo de consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, procurando o fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e o fortalecimento das próprias crianças.

 

Na Trofa, a primeira atividade decorreu no Parque Nossa Senhora das Dores e contou com a presença do Vice-Presidente da Autarquia e Presidente da CPCJ da Trofa, José Magalhães Moreira, além dos membros da comissão restrita e comissão alargada da CPCJ da Trofa.

 

Para este primeiro dia houve uma largada de balões, que simbolicamente representaram esta problemática, tendo sido igualmente inaugurado um Laço Gigante Azul, símbolo desta campanha.

 

O dia 3 de abril ficou também marcado pelo início do Concurso “Cria o laço mais criativo”, aberto a todas as escolas do Concelho, em que é proposto aos alunos criar um laço criativo, espelhando algo relacionado com a prevenção dos maus-tratos.

 

O programa 2013 engloba igualmente um Ciclo de Cinema Itinerante, com a projeção de dois filmes relacionados com esta problemática, que ocorrem a 12 de abril, na Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado e a 24 de abril na Freguesia de S. Romão do Coronado, ambas as projeções às 21h00.

 

A sessão de encerramento desta ação alargada, acontece a 26 de abril, na Casa da Cultura da Trofa, pelas 15h30, com a entrega de prémios aos vencedores do concurso e com a apresentação de um vídeo promocional de alunos da Oficina do Instituto Nun’Alvres, podendo ainda assistir à atuação do grupo Passos de Dança, Escola de Dança da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado.

 

Os trabalhos realizados no âmbito do Concurso “Cria o laço mais criativo” vão estar em exposição, na Casa da Cultura da Trofa, de 16 a 26 de Abril.

 

Com este programa, a Câmara Municipal da Trofa pretende chamar a atenção para a questão dos maus tratos na infância, apostando na sensibilização e na prevenção.

 

 

Programa

 

“Vamos ver e ouvir…quem sabe aprender” – Ciclo de Cinema itinerante comentado

Filme Precious (baseado no romance Push de Sapphire)

12 de Abril | 21h00 | Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado

Filme Trust [Cinema]

24 de Abril| 21H00 | Junta de Freguesia de S. Romão do Coronado

 

Concurso “Cria o Laço mais criativo”

Aberto a todas as escolas do Concelho

 

Exposição de trabalhos do Concurso “Cria o Laço mais criativo”

Casa da Cultura | De 16 de Abril a 26 de Abril

 

Encerramento

26 de Abril | 15h30 | Casa da Cultura da Trofa

Entrega de prémios aos vencedores

Apresentação de um vídeo promocional de alunos da Oficina INA

 

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *