Cultura, Mangualde

Apresentação do livro «Angelina… uma luz ao fundo do espelho» em Mangualde

No próximo dia 27 de abril, a Biblioteca Municipal de Mangualde, Dr. Alexandre Alves vai ser palco da apresentação do livro de Fernando Marques Pereira, intitulado «Angelina… uma luz ao fundo do espelho». A publicação, da Chiado Editora, será apresentada pelas 21h00 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde.

 

Este romance juvenil, onde um espelho é capaz de fazer de amigo íntimo ou de diário, e onde a puberdade já se faz anunciar, desenha uma viagem da escola a caminho da vida, com venturas e desventuras próprias da idade e dos tempos atuais. Angelina, uma menina de 11 anos, apresenta dificuldades de adaptação/integração na escola e mau aproveitamento escolar. Apesar de se tratar de um romance juvenil, está nele de forma quase permanente a função ou papel dos pais, o que o torna recomendado para todas as idades. A obra resulta da experiência do autor a lecionar e a lidar com a Língua Portuguesa há 20 anos.

 

Natural do concelho Vouzela, Fernando Marques Pereira reside atualmente em Viseu e leciona no 2º ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal. Tendo começado a sua atividade na Escola Gomes Eanes de Azurara, em Mangualde, no ano de 89/90, das suas aulas procura fazer laboratórios de ensaios pedagógicos para textos, letras de canções e músicas que compõe para os seus alunos. Inconformado por natureza, menino sonhador por vocação, tem quatro livros publicados: “Clube dos Poetas Recém-Nascidos” (2001), em coautoria com os seus alunos do 6º B da Escola Infante D. Henrique; “Abecedário de Valores” (2003), livro didático para as aulas de Formação Cívica, em coautoria com uma colega de profissão; o projeto didático-musical “Escola de Todos” (2005), composto por um livro “Da Escola de Todos à Escola Devida” e um CD “Escola de Todos”, da banda Fernando Pereira & os Stores e “Angelina… Uma Luz ao Fundo do Espelho”. Este último, agora publicado, é o seu primeiro romance.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *