Cultura, Santa Maria da Feira

Museu do Papel em Santa Maria da Feira destaca máquina que revolucionou forma de fazer papel

Máquina Continua_Museu do PapelTodos os sábados do mês de abril – dias 6, 13, 20 e 27 – o Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, vai promover visitas guiadas no âmbito do projeto de investigação “Conhecer o Papel”, destacando a Máquina Contínua, que revolucionou a forma de fazer papel no início do século XX.

 

Foi esta máquina que permitiu que o papel deixasse de ser feito de forma manual (folha a folha) e passasse a ser fabricado de forma industrial e em maiores quantidades. A Máquina Contínua, que fabricou até aos anos noventa do século XX o papel pardo com que se fazia os cartuchos e se embalava todo o tipo de produtos, permanece em funcionamento no Museu do Papel, fabricando agora, tal como antigamente, o mesmo tipo de papel reciclado.

 

O projeto “Conhecer o Papel”, que o Museu do Papel tem vindo a desenvolver nos últimos anos, pretende contribuir para o estudo e para o conhecimento de um conjunto de questões referenciais sobre a História do papel na região e em Portugal.

 

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), o Museu do Papel vai realizar visitas guiadas grátis, criando destaques interpretativos sobre como, através de ações educativas, podemos mostrar que o património é parte integrante da nossa cultura e identidade. Às crianças dos 3 aos 6 anos, que acompanhem os visitantes nesse dia, será contada a história “O Engenho da Lourença”, integrada no projeto educativo “Histórias do Era Uma Vez”. Através de um imaginário de sonho e realidade, e com o uso de um livro gigante, repleto de belas ilustrações e bonitos versos, as crianças ficarão a conhecer a mulher que fundou o antigo moinho de papel, atualmente Museu do Papel.

 

 

Informações

Museu do Papel

22 744 29 47

geral@museudopapel.org

www.museudopapel.org

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *