Évora, Saúde

Évora e Mérida unem-se pela saúde

DSC_6703Com o objetivo de assinalar o dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de Abril, a Câmara Municipal de Évora e o “Ayuntamiento” de Mérida decidiram assinalar esta data com a realização de uma iniciativa a que denominaram “24 Horas em Movimento – Desafio pela Saúde”, que decorrerá em simultâneo entre os dias 12 e 13 de Abril.

 

O tema central do Dia Mundial da Saúde deste ano é a Hipertensão Arterial (HTA) que na região Alentejo é um dos problemas de saúde mais expressivos. Assim, propõe-se assinalar este dia com um desafio que inclui um vasto conjunto de iniciativas que visam chamar a atenção de toda a comunidade para esta problemática, realçando os fatores de risco e apelando aos estilos de vida saudáveis.

 

As atividades decorrerão ao longo de 24 horas, constituindo também um desafio pela saúde para toda a população e instituições envolvidas. Por toda a cidade as associações desportivas, as escolas, empresas, serviços, instituições e todos os interessados poderão praticar desporto, fazer rastreios, aprender mais sobre alimentação saudável, e participar em atividades diversas, de sensibilização para as questões da saúde e estilos de vida saudáveis, no geral, e da hipertensão arterial, em particular.

 

O “24 Horas em Movimento – Desafio Pela Saúde” é uma iniciativa de parceria transfronteiriça entre várias entidades: Câmara Municipal de Évora, “Ayuntamiento” de Mérida, Dirección General de Deportes del Gobierno de Extremadura, IPDJ, Administração Regional de Saúde do Alentejo, Agrupamento de Centros de Saude Alentejo Central, Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, Servicio Extremeno de Salud, Universidade de Évora, Universidade de Extremadura, Hospital Espirito Santo de Évora, Delegacion Sanidad de Mérida, Delegacion de Deportes de Mérida. Estão também envolvidas associações desportivas, culturais e recreativas, empresas públicas e privadas, escolas, ginásios que aderiram ao evento também com o objetivo de apelar para a prevenção dos fatores de risco da HTA.

 

Esta iniciativa conta ainda com a participação de restaurantes da cidade de Évora que vão apresentar uma ementa alternativa para a comemoração do Dia Mundial da Saúde, tendo especial atenção as indicações da Dietista do Hospital do Espírito Santo de Évora.

 

O programa das “24 Horas em Movimento – Desafio Pela Saúde” foi apresentado hoje em conferência de imprensa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *