Lousã, Sociedade

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo – “Light it Up Blue” – Lousã

BLUE (3)A Câmara Municipal da Lousã aderiu ao Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que se assinalou no dia 2 de abril.

 

Para assinalar a iniciativa, a Autarquia juntou-se à Campanha “Light it Up Blue”, através da iluminação do edifício dos Paços do Concelho a azul, nos dias 1 e 2 de abril, tendo como objetivo sensibilizar a população e desmistificar a problemática do autismo.

 

No âmbito desta iniciativa, organizada pela Associação Vencer Autismo, no Concelho da Lousã foram ainda promovidas, por diversas entidades/pessoas, outras iniciativas, nomeadamente uma vela azul acesa sobre um arranjo azul na Igreja Matriz, iluminação da fachada, salas e biblioteca escolar da EB nº1 da Lousã e colocação de uma faixa com o logótipo do autismo, exposição de desenhos/trabalhos de crianças autistas de carácter itinerante (EB nº1, Agrupamento de Escolas ou associações durante todo o mês de abril), colaboração do corpo docente do agrupamento de escolas na sensibilização sobre a temática, leitura de uma história em Comunicação Aumentativa e Alternativa durante o horário de biblioteca dos alunos e visualização de pequenos filmes elucidativos sobre o autismo.

 

A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, em 2008.

 

O autismo é uma perturbação neurobiológica complexa que afeta a comunicação, o comportamento e as relações sociais, sendo uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial, umas vez que afeta cerca de 67 milhões de pessoas no mundo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *