Cultura, Marinha Grande

Exposição “Cartazes da Revolução” na Marinha Grande

“Cartazes da Revolução” é a exposição que estará patente no Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, de 6 a 30 de abril. A mostra insere-se no âmbito das comemorações do 39º aniversário do 25 de Abril de 1974, organizadas pela Câmara Municipal.

 

A exposição foi cedida pelo Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra. Apresenta 35 exemplares dos cartazes mais simbólicos dedicados à Revolução que, para além da simples propaganda, tiveram um papel importante na ligação da arte com a revolução.

 

O 25 de Abril trouxe a liberdade, bem fundamental para a criatividade artística. Não é por isso de admirar que muitos artistas tenham colaborado com entusiasmo na feitura de cartazes enaltecendo esse acontecimento.

 

Dos mais conhecidos, como Abel Manta ou Vieira da Silva, até a simples anónimos ou amadores, foram muitos os que colaboraram com a sua a imaginação e arte na produção de cartazes.

 

A mostra, para além do seu valor documental deve também servir de reflexão, para que festejar Abril, não seja simplesmente um ato contemplativo.

 

A exposição “Cartazes da Revolução” pode ser visitada no Museu Joaquim Correia, até 30 de abril, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *