Sociedade, Torres Vedras

Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira em Torres Vedras já tem um centro interpretativo

DSC_0203No segundo dia da primavera e na aurora desta estação, foi propiciamente inaugurado o Centro Interpretativo da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira.

Localizado na antiga escola primária do Figueiredo, este equipamento dá a conhecer esta recente área protegida, nomeadamente o seu património histórico-cultural, o seu património natural e a sua oferta em termos de lazer. De realçar que nessa área estão instalados dois parques eólicos, o que a torna um “território zero emissões”.

Refira-se que a Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira segue as orientações da Convenção Europeia da Paisagem e reveste-se de um caráter pioneiro no que respeita à aplicação deste documento a nível local em Portugal.

Esta área de paisagem protegida conta com a parceria científica da Universidade de Évora, da Universidade Nova de Lisboa e da Sociedade de História Natural e tem como parceiros dinamizadores o Agrupamento de Escuteiros de Torres Vedras, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, o Clube Ecomotor, a Portucel/Soporcel e as juntas de freguesia de Dois Portos, do Turcifal, de Runa e de S. Pedro e Santiago. A Eólica Terra do Mato foi parceira na requalificação do espaço onde se instalou o referido centro interpretativo, sendo que a criação do mesmo integra-se na implementação da Agenda 21 Local de Torres Vedras.

O ato inaugural deste equipamento contou com intervenções do vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, da docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Maria do Rosário Oliveira, do dinamizador do projeto de “eco trilhos” do concelho de Torres Vedras, Paulo Guerra dos Santos, do responsável da Portucel/Soporcel, Tiago Oliveira, do presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro e Santiago, Francisco Martins, do vice-presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, José Damas Antunes, e do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel.

Ainda no âmbito do mencionado ato foram plantadas árvores perto do recém-inaugurado centro interpretativo por crianças do concelho de Torres Vedras. Refira-se que este espaço está integrado no Eco Parque da Serra da Archeira.

Esse centro de caráter municipal está a ser dinamizado em parceria com o Agrupamento de Escuteiros de Torres Vedras, sendo proporcionadas visitas a ele e à Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira mediante marcação no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (tel.: 261314163 / e-mail: cea@cm-tvedras.pt).

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *