Sociedade, Trofa

“Ano Europeu da Cidadania: Envelhecimento positivo” em discussão na Trofa a 4 de abril

No âmbito do ano comemorativo em que nos encontramos, o “Ano Europeu da Cidadania”, a Câmara Municipal da Trofa considerou ser importante a realização de uma Sessão Pública subordinada ao tema “Ano Europeu da Cidadania: Envelhecimento Positivo”.

 

A sessão terá início pelas 14h30, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado e contará com a presença de representantes da Universidade do Porto.

 

O primeiro tema desta conferência intitula-se “Envelhecer com Positividade”, onde serão abordados aspetos importantes relativos a esta matéria, sendo que este painel contará com a presença de um Coordenador Nacional do Ano Europeu da Cidadania.

 

Posteriormente, será apresentada a temática “Envelhecimento e Cidadania” que inclui três áreas distintas.

 

A Professora Catedrática, Olívia Pinto, também diretora do Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais – DemSSO, estará a cargo do tema ”Nutrição, envelhecimento e cidadania”.

 

A Professora Catedrática, Constança Paúl, Diretora da UNIFAI – Unidade de Investigação e Formação  sobre Adultos e Idosos, falará sobre “Solidão & Felicidade: Dados da população portuguesa”.

 

E por último, será apresentado o estudo da perceção dos atores sociais do Município da Trofa, para o desempenho das Cidades Amigas do Idoso, no âmbito de um doutoramento realizado por Francisco Alves Pinheiro, doutorando da DemSSO.

 

Deste estudo surgiram alguns indicadores relevantes, sendo que os atores abordados na investigação, indicaram a saúde como a dimensão que deve receber maior atenção por parte dos decisores, seguido da segurança e, em terceiro lugar a participação dos idosos na comunidade.

 

Esta Conferência está a aberta a toda a comunidade, designadamente a todas as instituições e entidades que trabalham com os seniores.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *