Educação, Santa Maria da Feira, Sociedade

“Manta dos Afetos” apresentada à comunidade em Santa Maria da Feira

Manta dos Afetos 3São 873 pedaços de pano retangulares, de cores e texturas diferentes, decorados com os mais diversos materiais, que traduzem diferentes afetos. Elaborada pelos jardins de infância e escolas EB1 da rede pública e privada do concelho de Santa Maria da Feira, a “Manta dos Afetos” – uma peça gigante, com 18,5 metros de comprimento e 7,5 de largura – já está pronta e será apresentada publicamente à comunidade no dia 5 de abril, pelas 20h50, na Biblioteca Municipal, antes da palestra “A Arte de Ser Pai”, promovida pela Associação de Pais e Encarregados de Educação das EB1 Nº 1 e Nº2 de Santa Maria da Feira.

 

A “Manta dos Afetos” foi elaborada pelos alunos das várias escolas e consiste na união de afetos traduzidos em pedaços de pano trabalhados com as educadoras, professoras e encarregados de educação. Este trabalho teve por base o jogo de tabuleiro GOSTARzinho, do parque temático Lugar dos Afectos, de Aveiro, onde são abordadas áreas como: autoconhecimento, autoestima, autoconfiança; comunicação, família, grupo e amizade; criatividade, imaginação e brincadeira; emoções e sentimentos; decisões, e escolhas e resolução de conflitos. Por esta razão, Graça Gonçalves, fundadora do Lugar dos Afectos, é a madrinha da “Manta dos Afetos”.

 

Dinamizada pelo Programa de Apoio à Família (PAF) da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, esta atividade faz parte do plano de atividades para este ano letivo, subordinado ao tema Multiculturalidade – Os Afetos.

 

Promover a relação Escola – Família

O PAF foi criado para assegurar o acolhimento e o prolongamento das crianças na escola, antes e após o término das aulas, nas EB1 (desenvolvido pelo Grande Sábio – Centro de Atividades Educativas) e jardins de infância do Concelho. Durante estes períodos, os técnicos responsáveis procuram proporcionar às crianças um pleno desenvolvimento das suas capacidades, sendo evidenciada uma clara relação entre as atividades lúdicas e as desenvolvidas no âmbito do ensino, educação, desporto, saúde e vida cultural. A relação Escola – Família é uma das preocupações deste programa, que promove e desenvolve regularmente atividades que potenciam a integração e interação das famílias no processo de desenvolvimento das crianças.

 

Palestra “A Arte de Ser Pai”

Ser Pai/Mãe: onde está o manual de instruções?; Alicerces para uma Parentalidade bem sucedida; Verdades e Mentiras associadas à Parentalidade; Que tipo de Mãe/Pai sou eu?; Sou Pai/Mãe e… Empregado(a), Marido/Esposa, Filho(a), Amigo(a)…; Relação pais e filhos: delicado balanço entre guerra e paz?; Não é não! Mas… (“E se a criança Ficar frustrada?!?”). São sete os temas a bordar na palestra “A Arte de Ser Pai”, que a escola EB 1 Nº 2 de Santa Maria da Feira promove no dia 5 de abril, pelas 21h00, logo após a apresentação da “Manta dos Afetos” à comunidade, e que terá como oradora Maria João Cardoso, mestre em Psicologia e membro efetivo da ordem dos psicólogos.

 

Programa | 5 de abril

20h30 – Atuação do Coro Infantil do Programa de Apoio à Família;

20h45 – Projeção de making-off do processo de construção da “Manta dos Afetos”;

20h50 – Apresentação concelhia da “Manta dos Afetos”;

21h00 – Palestra “A Arte de Ser Pai”;

23h15 – Sopros da Academia de Música de Paços de Brandão.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *