Cultura, Mação

Surtos e Entrelinhas apresentados em Mação

IMG_3220No passado dia 22 de Março terá lugar a inauguração da exposição “Entrelinhas”, de António Antunes, e a apresentação do livro “Surtos”, de João Abally Pinto.

 

O Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira tem a exposição Entrelinhas patente até 17 de Abril. Na inauguração o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, agradeceu “à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e à Casa de Camilo, por terem disponibilizado esta exposição, uma parte da obra artística do caricaturista António”. Na exposição podem ser apreciadas caricaturas de escritores portugueses e estrangeiros, desenhadas e publicadas no “Expresso” entre 1984 e 2006.

 

A apresentação do livro “Surtos” coube à Coordenadora da Biblioteca de Mação, Rosário Wahnon. Vasco Estrela agradeceu ao autor ter vindo apresentar o livro “a esta terra que deve considerar sua e que tem sempre gosto em recebê-lo”. João Abally Pinto passou algum tempo da sua infância em Mação. A mãe do autor, Maria Amélia Abally foi, durante muitos anos, responsável pelo Museu de Mação e por importantes descobertas no concelho.

 

O Livro “Surtos” é uma selecção de poesias que o autor escreveu ao longo de 30 anos e que foi agora editado pela Chiado Editora. Um dos momentos marcantes da noite da apresentação do livro foi a reprodução de um vídeo com a mãe do autor, que estava presente. No vídeo, Amélia Abally leu alguns poemas e falou do filho, tendo João Abally Pinto ficado muito comovido. Algumas poesias do livro foram recitadas ao longo da apresentação de Rosário Wahnon que citou Saramago quando disse que os livros deviam ter uma faixa a dizer Cuidado, este livro tem uma pessoa lá dentro. Surtos, nas suas palavras “devia ter uma faixa a dizer: Muito cuidado, este livro tem várias pessoas lá dentro”. A noite terminou com uma sessão de autógrafos e um pequeno porto de honra.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *