Sociedade, Vila Real de Santo António

Junta de Andaluzia compromete-se a apoiar projetos da Eurocidade Ayamonte – Vila Real Sto. António

Reunião Eurocidade Ayamonte - VRSAOs autarcas de Vila Real de Santo António e de Ayamonte querem integrar a recém-criada Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António nos projetos elegíveis do Quadro de Referência Estratégica Nacional 2014-2020, dando seguimento às metas do Plano Estratégico de Cooperação Transfronteiriça Andaluzia-Algarve-Alentejo.

 

Para conseguir este objetivo, os presidentes dos dois municípios do Guadiana reuniram-se, na passada semana, em Ayamonte (Espanha), com a Conselheira da Presidência e Igualdade da Junta da Andaluzia, Susana Díaz, que se comprometeu a desenvolver esforços «para conduzir ao êxito» todos os projetos da Eurocidade.

 

Em calendário já se encontra a celebração do Dia Europeu de Cooperação Transfronteiriça, assinalado a 21 de setembro, estando em carteira a realização de diversos mercados tradicionais no território da Eurocidade.

 

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, o envolvimento da Junta de Andaluzia mostra «o impacto que a Eurocidade já tem junto das entidades públicas e da população», tendo o autarca assumido o compromisso de manter contactos com a homóloga Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

 

«O projeto Eurocidade representa um universo de 40 mil pessoas e é o exemplo de uma nova política de cooperação e desenvolvimento social e económico. Todos os mecanismos de financiamento que vierem a ser encontrados serão por isso multiplicados pelas duas cidades e pelas regiões do Algarve e de Huelva», destaca Luís Gomes.

 

Este encontro bilateral foi precedido por reuniões de trabalho com os técnicos das Câmaras Municipais de VRSA e de Ayamonte responsáveis pelas áreas da cultura, desporto, comércio e turismo, educação, ambiente, entre outras, que manterão sessões de trabalho conjuntas durante os próximos meses.

 

A criação da Eurocidade surge no âmbito do plano de atividades apresentado pelo Presidente da CCDR-Algarve, durante a II Reunião do Conselho da Eurorregião, quando assumiu a presidência da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, a 28 de setembro de 2012, em Sevilha, por um período de dois anos.

 

A Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António é um projeto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento da ligação já existente entre os dois municípios, promovendo a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental entre as duas cidades.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *