Cultura, Tomar

Faça chuva ou faça sol, Abril será doce em Tomar

Como vem sendo hábito há cinco anos, o mês de Abril, em Tomar, é dedicado à doçaria com a mostra “De Tomar e dos Conventos”. Dez pastelarias, num total de dezasseis estabelecimentos, apresentam durante este mês o melhor da confeitaria local.

Conhecida nacional e mesmo internacionalmente pelas fatias de Tomar, a cidade templária não deixa os seus créditos por mãos alheias no que aos doces diz respeito e tem vindo a fazer questão, de há cinco anos para cá, de mostrar isso mesmo numa iniciativa que vem ganhando progressivamente maior adesão das pastelarias tomarenses, organizadoras do evento em parceria com a Câmara Municipal.

“De Tomar e dos Conventos” é a mostra em causa, que decorre de 1 a 30 de Abril em dez pastelarias e respectivas filiais, num total de dezasseis estabelecimentos, a saber: Estrelas de Tomar, Pic-Nic, Pimpinela do Nabão, Tropical, Pepe, Requinte, Padaria Rosa, Templária, Avózinha e Baiska.

Em foco vão estar cerca de três dezenas de doces, com um natural destaque para as fatias de Tomar, bem como para os também inevitáveis beija-me depressa, mas que se estende por uma panóplia de formas e sabores, desde os queijinhos doces aos pastéis de feijão, as rosas de Tomar, as natas de café, as castanhas de ovos, as queijadas de leite, os bolos de cama, as cornucópias, as fatias douradas ou as tigeladas, entre muitos, muitos outros.

Está assim de regresso a mais adocicada das iniciativas que Tomar acolhe ao longo do ano, na qual as pastelarias se esmeram ainda mais na sua oferta habitualmente já bem tentadora para os olhos e para a boca, mostrando o melhor das suas especialidades.

Integrada no Ciclo Gastronómico Concelhio, que começou em Fevereiro com a Mostra da Lampreia e prossegue a 4 de maio com o Congresso da Sopa, a mostra de doçaria “De Tomar e dos Conventos” é a iniciativa mais recente do calendário gastronómico tomarense, tendo surgido como um primeiro passo que pretendeu dar visibilidade às pastelarias e aguçar a curiosidade pelas suas delícias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *