Borba, Sociedade

Embaixador do Paraguai recebido em Borba

Visita do Sr Embaixador do Paraguai a Borba (12)O Embaixador do Paraguai em Portugal, Luís Fretes Carreras, visitou quarta-feira, 20 de março, o concelho de Borba, a convite do Presidente da Câmara Municipal de Borba. Uma visita inserida na promoção do concelho e suas atividades económicas, assim como o fortalecimento de laços de amizade e institucionais, que a autarquia tem vindo a desenvolver intensamente ao longo destes últimos anos.

O Embaixador do Paraguai foi recebido pelo executivo nos Paços do Concelho, com breve troca de impressões sobre ambos os países, seguindo-se uma manhã  de visitas a empresas e instituições ligadas ao setor económico mais importante do concelho e da região, os mármores. Oportunidade para, no terreno, tomar conhecimento direto com os processos de exploração de mármore utilizados e recursos existentes, na pedreira da empresa Novamármores – Mármores do Alentejo, Lda, processos de transformação e comercialização, na serração da empresa Criamármore – Mármores Portugueses, Lda, e todo o trabalho desenvolvido a nível de apoio técnico, tecnológico, valorização dos recursos humanos, inovação, investigação e desenvolvimento, laboratório acreditado com ensaios mecânicos e acústicos, e a promoção da Pedra Natural, pelo CEVALOR – Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, instalado em Borba, mas com abrangência nacional.

O período da tarde foi dedicado a outros setores de atividade também importantes para o concelho, como a produção de queijos, com visita à empresa Borqueijos, Lda, fabrico de azeite da Cooperativa de Olivicultores de Borba, e o vinho, com visita às antigas e novas instalações da Adega de Borba e prova de vinhos.

Esta iniciativa da autarquia tem sido de extrema importância para o fortalecimento das exportações para mercados já explorados, e abertura de novas oportunidades em novos países, permitindo assim um maior conhecimento das suas especificidades, legislação e oportunidades, além de fomentar novos contatos através dos representantes diplomáticos no nosso país. Abre-se, assim, mais uma porta para os países da América Latina onde, recorde-se, o Município de Borba desenvolve já um importante trabalho de cooperação, ao coordenar institucionalmente um projeto URB-AL de cooperação entre a União Europeia e os países da América Latina, que envolve parceiros do Brasil e Uruguai.

Em 2008 o Município de Borba iniciou uma nova política de promoção e divulgação do concelho e das atividades económicas, convidando embaixadores de diversos países dos PALOP’s e economias emergentes a visitarem e conhecerem as potencialidades do concelho nos diversos setores de atividade. Assim, Borba já recebeu a visita dos embaixadores da China, Emirados Árabes Unidos, Angola, Rússia, Moçambique, Marrocos e Paraguai, perspetivando-se novas visitas em breve.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *