Cultura, Montijo

Venha “Respirar Poesia” no Montijo

No dia 21 de março, celebre connosco o Dia Mundial da Poesia. Numa ode ao poema, a cidade acolhe os poetas e vai “Respirar Poesia”.

A Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva e o espaço de atendimento ao público da Junta do Montijo serão decorados com poemas de autores locais. Os munícipes que, nesse dia, se desloquem à Junta do Montijo terão direito a levar um poema.

As ruas também terão poesia. As montras do centro da cidade, começando na Praça da República, subindo pela Rua Almirante Cândido dos Reis e Rua Joaquim de Almeida, até ao Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida estarão decoradas com poemas de diversos autores locais, nacionais e internacionais, numa alusão a várias temáticas e registos poéticos.

O dia termina com um momento de celebração à poesia e à palavra. A partir das 21h30, no 2.º foyer do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida venha “Respirar Poesia”. A entrada é livre, mediante reserva prévia através do telefone 21 232 77 89 ou do e-mail dcbt@mun-montijo.pt.

“Respirar Poesia” será um encontro com a palavra poética, onde os leitores, os declamadores e os cantores da palavra nos vão dizer coisas indizíveis para a maioria de nós, mas ao alcance dos poetas. São as emoções, as inquietações, as denúncias, os amores e os desamores  dos poetas, que, para além disso, também são homens e mulheres e habitam o mundo.

O programa inclui a leitura de poemas de David Mourão Ferreira, Mia Couto, Miguel Torga, José Luís Peixoto, entre outros. O evento terá como convidados Paulo Sanches, cantando Fernando Pessoa, com vários temas do seu trabalho “ANÉDITURA” e, ainda, os escritores Bruno Barão da Cunha e Diogo Godinho.

As declamações dos poemas serão acompanhadas por diversas performances artísticas, desde a música à dança passando pelo teatro. O público não foi esquecido e será convidado a ler poemas, partilhando um momento único de poesia, música e dramatização cénica.

“Respirar Poesia” é uma iniciativa da Câmara Municipal do Montijo em parceria com a Junta de Freguesia do Montijo, Conservatório Regional de Artes do Montijo, Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, Sociedade Filarmónica 1.º Dezembro, Grupo Coral do Montijo, Universidade Sénior do Montijo e Formação Alfarroba.

Participe e Respire Poesia!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *