Sociedade, Vagos

Dia Nacional dos Moinhos em Vagos

No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, nos próximos dias 6 e 7 de abril de 2013, terá lugar, pelo sétimo ano consecutivo, o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

A iniciativa pretende chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral. Nos dias 6 e 7 de abril estarão a funcionar e abertos ao público, para visita gratuita, largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de atividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

A nível regional regista-se a adesão a esta iniciativa de perto de três dezenas de moinhos, de várias tipologias, em doze concelhos do distrito de Aveiro (Albergaria-a-Velha, Aveiro, Vagos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Águeda, Estarreja, Vale de Cambra, Anadia, Arouca, Ílhavo e Castelo de Paiva), assim como num concelho do distrito de Coimbra (Figueira da Foz).

 

Nesse sentido, no concelho de Vagos, com a indispensável colaboração dos seus proprietários e o apoio de diversas entidades públicas e privadas, estarão abertos ao público os seguintes moinhos, com o seguinte programa:

Moinho de Santo António:

Distrito: Aveiro
Concelho: Vagos
Localidade. Santo António de Vagos
Designação: Moinho de Santo António
Descrição: Moinho de vento giratório, de madeira, tipo gandarez, o único moinho de vento em funcionamento no distrito de Aveiro
Morada: Rua de S. António, 3840-502 Santo António de Vagos
Como chegar: Vindo de Vagos pela EN 109, cortar pouco depois à direita em direção a Santo António. Poucos quilómetros depois, cortar à direita junto à igreja. O moinho situa-se nas traseiras da Casa Museu – Casa Gandareza

Programa:

7 de abril 2013 (Domingo)
Horário: 11h – 19h
Atividades: Visita à Casa Museu – Casa Gandareza e demonstração de funcionamento do moinho
Contactos: 934263399 – Manuel Pereira
Apoios: Grupo Folclórico de Santo António e Câmara Municipal de Vagos

Registe-se!

A adesão a esta iniciativa encontra-se em crescimento, de ano para ano, tanto no número de moinhos aderentes, como do número de visitantes, sendo que na edição do ano passado foram contabilizados mais de um milhar de visitantes, somente nos moinhos da região de Aveiro.

 

Para mais informações sobre esta iniciativa na região de Aveiro contactar através do telefone 960045054 ou do correio electrónico moinhosdeportugal@gmail.com.

 

Programa detalhado a nível nacional brevemente disponível em www.moinhosdeportugal.org.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *