Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso assinalou Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no âmbito do Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e do LocalDiguais, promoveu um workshop designado “Sexo e Género: (In)diferenças em contexto”. Esta ação foi dinamizada pelo Professor Doutor Luís Santos, docente da Universidade Fernando Pessoa, no Porto.

 

Nesta ação, em que estiveram presentes cerca de 40 pessoas, sobretudo jovens, foram abordadas várias vertentes associadas à igualdade, tendo sido abordados aspetos como o da necessidade de ainda se ter que comemorar o Dia da Mulher.

Durante cerca de 90 minutos vários exemplos e assuntos ligados à temática foram abordados e comentados em conjunto, tendo a plateia  demonstrado interesse e tendo sido bastante participativa.

 

O facto de aos homens ser menos aceite a expressão e a demonstração de sentimentos; a questão da orientação sexual ser algo aceite ou tolerável; a orientação sexual vista como não sendo uma opção;   as diferenças aprendidas desde a nascença; a complementaridade dos sexos;   a desconstrução do homem como “sexo forte” e da mulher como “sexo fraco”; a emancipação das mulheres;    a evolução e a alteração do papel das mulheres na sociedade; as expetativas da sociedade em relação a cada um dos géneros;  e o que é ser homem foram outros dos pontos focados e debatidos em conjunto.

 

O Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e o LocalDiguais, para além do acompanhamento de vítimas de violência de género, também atuam ao nível da sensibilização para a igualdade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *