Sociedade, Terras de Bouro

Município de Terras de Bouro assinou Protocolo com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

DSC00981No âmbito da reunião do Conselho Local de Ação Social de Terras de Bouro, teve lugar, na passada segunda-feira, dia 11 de março, a cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Município e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), ato que contou com a presença da senhora Presidente da referida comissão, Dr.ª Fátima Duarte.

Sobre o Protocolo agora firmado com Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. Joaquim Cracel, sublinhou a importância do documento que permitirá e oficializará, entre outros, intervenções pró-ativas em benefício das mulheres e dos homens, para que participem mais e com melhores resultados na esfera pública e privada, construindo assim uma sociedade mais justa.

O senhor Presidente do Município realçou ainda o reforço de competências básicas para a vida de todas as pessoas, intervenções para o exercício efetivo e permanente da cidadania democrática em qualquer situação do quotidiano.

Ainda sobre o mesmo tema, a senhora Vereadora da Ação Social e Educação do Município, Drª  Liliana Machado, lembrou que o Município de Terras de Bouro tinha aderido já em 2011 ao desafio lançado pela CIG, acolhendo e participando na “1ª Formação para Conselheiras e Conselheiros na Região Norte”, desenvolvida em Covide e no âmbito da qual foi, inclusive, nomeada Conselheira Concelhia para a Igualdade. Além do trabalho de acompanhamento, orientação e encaminhamento de vítimas de violência doméstica e vítimas de discriminação familiar ou social, funções sempre desempenhadas pelo Município em parceria com as várias instituições responsáveis, nomeadamente, IPSS concelhias, Instituto da Segurança Social, Instituto de Reinserção Social, Centro de Saúde, Agrupamento de Escolas, GNR, CPCJ e Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Dr.ª Liliana Machado reconheceu o longo e complexo caminho a percorrer no que diz respeito ao desempenho municipal para a igualdade de género. Assim, com a cooperação da CIG, o Município de Terras de Bouro dá, ao assinar este Protocolo, um grande passo tendo em vista a efectivação da igualdade de mulheres e de homens na vida local.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *