Educação, Sociedade

QUALIFICA adequa oferta à nova realidade formativa e profissional do País

Atenta às mobilidades do mercado educativo, formativo e de emprego, que evidencia igualmente ajustamentos ao programa de austeridade económica em curso no País, a QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego adequa a sua oferta a esta nova realidade. É, sobretudo, a pensar nos jovens portugueses que surgem os espaços Study Abroad e o “Agrícola de Formação e Educação para o Futuro”. Mas há mais.

 

No Ano Internacional de Cooperação pela Água, a feira associa-se à iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas e lança um concurso. Dirigido aos alunos do secundário, que desenvolvam projetos inovadores e que procurem reforçar a reflexão e a consciencialização da água no nosso planeta, o projeto vencedor arrecadará o prémio de 1.000 euros. (Leia informação mais detalhada em www.qualifica.exponor.pt).

 

De 26 a 29 de Abril de 2013, o passo acelerado e o olhar curioso de milhares de visitantes voltarão assim a ritmar a QUALIFICA. Numa edição que estima receber 40 mil visitas, perto de 120 expositores e integra, pelo segundo ano, a NEWCOMERS – Semana da Juventude.

 

A QUALIFICA é o espaço onde muitos jovens, de norte a sul de Portugal, dão os primeiros passos nos trajetos educativos. É igualmente um evento preferencial para se inverter o sentido formativo e profissional, adquirindo, muitas vezes, um novo rumo.

 

Espaços que seguem novos rumos

A crescente procura de oportunidades educativas fora de Portugal leva a organização da feira a criar o espaço Study Abroad. A ideia é «reunir num único momento toda a oferta (educativa, formação e estágios) nacional (escolas, institutos e universidades) para quem quer começar a preparar o futuro profissional, trazendo na bagagem uma experiência de outros países», sintetiza Amélia Monteiro, diretora da QUALIFICA.

 

Já o espaço “Agrícola de Formação e Educação para o Futuro” surge como uma resposta natural, num País com grandes potencialidades no setor, pela diversidade cultural, geográfica, gastronómica e climatérica. O objetivo é dar maior visibilidade aos diferentes organismos formativos, escolas profissionais e universidades que apostam na agricultura.

 

O regresso dos jovens à agricultura não pode ser encarado nos antigos moldes, embora mantenha raízes e conhecimentos, mas tem de ser capaz de diversificar e produzir produtos de qualidade que funcionem como alavanca da economia. «Este regresso representa, por um lado, uma janela de oportunidades para os jovens darem a volta à crise, e um “ponto positivo” na criação de emprego e novos negócios», justifica ainda Amélia Monteiro.

 

A QUALIFICA adquiriu o estatuto de uma das mais importantes feiras nacionais, fortemente representativa da diversidade de soluções ao nível da educação, formação e emprego. É reconhecida pelos diversos intervenientes do mercado, contando com a prestigiada presença e cooperação das diversas instituições e organismos públicos, ligados às áreas da Educação, Formação, Juventude e Emprego.

 

Informações úteis.

QUALIFIC@ 2013

Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

26 a 29 de Abril

EXPONOR – Feira Internacional do Porto

Horário:

dias 26 e 29  – Das 10h00 às 18h30

dias 27 e 28 – Das 10h00 às 19h00

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *