Cultura, Oliveira de Azeméis

Músicos de todo o mundo reunidos no concurso de sopros em Oliveira de Azeméis

Concurso internacionalA 8ª edição do concurso internacional de instrumentos de sopro «Terras de La Salette», que se realiza entre os dias 22 e 26 de março na cidade de Oliveira de Azeméis, contará, este ano, com a participação de cerca de quatro centenas de músicos de todo o mundo.
Ao longo de cinco dias a competição vai reunir músicos de 131 concelhos de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira.
Brasil, Espanha, França e Estados Unidos da América serão os países representados na competição que, até ao dia 22 de fevereiro, data em que terminou o prazo das inscrições, recebeu 376 candidaturas.
«O concurso já garantiu um lugar cimeiro no panorama dos eventos musicais realizados em Portugal, tendo em conta a forte adesão e a qualidade dos concorrentes», afirmou o presidente da Câmara Municipal.
De acordo com Hermínio Loureiro, «o objetivo do concurso passa por promover a música e a cultura e contribuir para o aparecimento de novos talentos musicais».
As audições para os instrumentos de madeiras e metais, divididas nas categorias infantis, juvenis, juniores e seniores, decorrem no cine-teatro Caracas, Academia de Música, salão nobre do município e biblioteca municipal Ferreira de Castro.
O concerto dos laureados realiza-se no dia 28, às 16h00, no cine-teatro Caracas.
Recorde-se que a primeira edição do concurso, com caráter local e regional, realizou-se em 2006 com a participação de 92 jovens músicos. A elevada adesão e a qualidade dos músicos levou a autarquia a alargar, em 2008, o âmbito do concurso a todo o país e em 2012 abriu as portas ao mundo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *