Saúde

NORMÉDICA/AJUTEC injeta dose dupla de saúde na EXPONOR

NORMEDICA_AJUTEC2011_DSCF0214O setor da saúde português poderá chegar a 2020, segundo uma projeção económica recente do Health Cluster Portugal, com um volume de exportações próximo dos quatro mil milhões de euros, em equipamento clínico, dispositivos médicos e produtos farmacêuticos. Um futuro promissor que, gradualmente, começa a ser aditivado com as oportunidades crescentes de um segmento em estruturação e, também, estratégico para o País: o turismo de saúde – com potencial para valer 15% do Produto Interno Bruto, no prazo de dois anos.

A NORMÉDICA – Feira da Saúde é o certame que dá expressão à importância desta fileira, e, por ocasião da 13.ª edição, tem encontro marcado com os seus profissionais de 9 a 12 de Maio, na EXPONOR.

Durante esses quatro dias, o círculo fecha-se na Feira Internacional do Porto com um complemento-chave, tão importante que afeta o quotidiano de mais de um milhão de portugueses. Todos aqueles com as necessidades especiais que derivam de deficiências ou incapacidades, permanentes ou temporárias, de índole e grau diversificados, para as quais são necessárias tecnologias de apoio e soluções inclusivas. A AJUTEC – 14.ª Feira Internacional de Tecnologias de Apoio para Necessidades Especiais é, a cada dois anos, o seu evento ex libris.

O (duplo) acontecimento concentrará uma amostra significativa de vários segmentos empresariais e exporá equipamentos, produtos e serviços representativos dos últimos avanços técnicos, científicos e industriais no setor. E não se ficará por aqui.

Como sempre, a ocasião desdobrar-se-á em várias iniciativas complementares, que têm o condão de renovar o debate e a reflexão em torno das temáticas mais atuais e importantes em múltiplas áreas de interesse (informação e programa detalhados em www.normedica.exponor.pt).

 

Empréstimos de apoios em tempos de crise…

Uma das atividades programadas, na esfera da AJUTEC, e sob dinamização da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), assumirá a forma de um “workshop” sobre as boas práticas e os serviços de empréstimo de produtos de apoio, um assunto que, para os cidadãos com deficiências ou incapacidades – e respetivas famílias -, assume uma relevância particular no atual contexto de crise e de redução de comparticipações.

As questões relacionadas com as tecnologias de mobilidade merecerão, aliás, dois dias de aprofundamento durante o “European Seating Symposium”, com especialistas nacionais e internacionais.

Mas a exposição, cuja sinalética exibirá o código ColorAdd (um sistema pioneiro e inclusivo de identificação de cores para daltónicos, de criação portuguesa e com o processo de internacionalização em curso), é também uma jornada de sensibilização. O Estrela Vigorosa e Sport, por exemplo, dinamizará várias modalidades de desporto adaptado (“boccia”, “goalball” e ténis em cadeira de rodas, entre elas) e dança integrada, com o envolvimento dos visitantes.

Já a Biblioteca Florbela Espanca (Matosinhos) aproveitará a celebração do seu aniversário para promover o seu projeto de leitura especial. Durante a feira, haverá uma “Hora do Conto” para meninos autistas, sessões de explicação de “braille” e atividades de orientação (gincana de obstáculos), tendo como mote as dificuldades diárias dos invisuais.

 

Administradores hospitalares debatem competitividade da saúde

Na envolvência específica da 13.ª NORMÉDICA, por sua vez, serão igualmente várias as ações paralelas em agenda. Numa delas, em formato de conferência, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares envolverá o setor na abordagem à competitividade e à internacionalização da saúde, com a participação de peritos portugueses e estrangeiros.

A troca de ideias e experiências adquirirá a espaços a configuração de sessões de trabalho mais técnicas – como serão os casos dos “workshops” sobre o método terapêutico “Kinesio Taping” (as fitas coloridas que, nos últimos Jogos Olímpicos, ‘saltaram’ dos corpos dos atletas para a ribalta) e o “biofeedback” eletromiográfico, organizados pela Bwizer -, mas não deixará de criar ensejos mais lúdicos. A exposição (de fotografia e pintura) «Arte Médica», idealizada pela Ordem dos Médicos, será um deles.

 

SÍNTESE:

NORMÉDICA – 13.ª Feira da Saúde

AJUTEC – 14.ª Feira Internacional de Tecnologias de Apoio para Necessidades Especiais

Data: de 9 a 12 de maio de 2013

Horário: Horário: das 11h00 às 20h00, nos dias 9, 10 e 11 de maio; das 11h00 às 18h00, no último dia

Organização e local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Leça da Palmeira – Matosinhos)

Perfil dos visitantes: da NORMÉDICA – profissionais de saúde, médicos, diretores hospitalares, diretores clínicos, técnicos de saúde, responsáveis e/ou gestores de aprovisionamento, enfermeiros, terapeutas, técnicos de laboratório, nutricionistas, assistentes sociais; da AJUTEC – profissionais de saúde, terapeutas, fisioterapeutas, técnicos de ortopedia e fisiatria, técnicos auxiliares, técnicos de geriatria, assistentes sociais e público, em geral.

Em exposição: na NORMÉDICA – produtos, equipamentos e serviços para unidades de saúde (hospitais, clínicas, centros de saúde, consultórios médicos), sistemas de gestão hospitalar, informática e “software”, investigação – ciência – inovação (universidades), serviços de saúde públicos e privados, biomedicina, biotecnologia, associações; na AJUTEC – tecnologias de apoio e novas tecnologias para pessoas com necessidades especiais, geriatria, oferta de emprego, atividades lúdicas, associações, instituições e prestadores de serviços inerentes ao setor

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *