Educação, Tomar

“A qualidade na educação” é tema para o XV Seminário Regional em Tomar

capa_livroJá lá vão quinze anos desde que o debate sobre temas educativos passou a estar na agenda de quantos se interessam por estas matérias, em Tomar, no limiar da primavera. Assim vai ser, mais uma vez, este ano, com o Seminário Regional de Educação a decorrer dias 21 e 22 de março no Cine-Teatro Paraíso.

“A qualidade na educação” é o tema genérico do encontro, que vai ser abordado por um conjunto de especialistas e que está acreditado pelo CCPFC, com o registo CCPFC/ACC – 73250/13, correspondendo a 0,6 créditos. A organização é da Divisão de Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Tomar e do Centro de Formação de Professores “Os Templários”.

O seminário estará dividido em quatro painéis, o primeiro dos quais “A escola enquanto organização”, dia 21 às 10 horas. Moderado por Micaela Durão (Vice-diretora do Agrupamento de Escolas Conde de Ourem), contará com José Lemos Diogo (Adjunto do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar), Jorge Adelino Costa (Universidade de Aveiro) que abordará “A liderança como dimensão estratégica da gestão escolar” e Maria Assunção Flores (Universidade do Minho) que falará de “Liderança e profissionalismo docente: Lógicas e implicações para a melhoria da escola”.

No segundo painel, às 15h00, estará sobre a mesa a “Avaliação das escolas e seu impacto na Educação”, com intervenções de Natércio Afonso e Estela Costa (ambos do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) e Maria Palmira Alves (Universidade do Minho) que abordará as “Perspetivas e práticas de autoavaliação de escola: entre o controlo e a regulação”. A moderação estará a cargo da Diretora do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, Isabel Saúde. Ambos os painéis serão seguidos de debate.

Na sexta-feira, dia 22, os trabalhos começam, também às 10 horas, com o painel “Avaliação dos alunos e metas curriculares”, moderado por Maria Celeste Sousa (Presidente da CAP do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria) e qua contará com as presenças de Helder Diniz Sousa (GAVE-Gabinete de Avaliação Educacional) com “Os resultados nacionais e internacionais dos alunos portugueses no final do 1.º ciclo de escolaridade e o papel da família na promoção do sucesso”, Olívia Sousa (também do GAVE), que abordará o “Estudo da evolução do desempenho dos alunos do ensino básico nas Provas Nacionais de Matemática”, Maria Regina Rocha (Escola Secundária José Falcão) abordando “As metas curriculares de Português e a qualidade do ensino” e Filipe Oliveira (Universidade de Lisboa) com “As metas curriculares de Matemática do Ensino Básico”.

Da parte da tarde, a partir das 14h30, espera-se uma melhoria substancial no estado de espírito dos participantes, não pelo aproximar do fim-de-semana, mas porque o tema do painel derradeiro será a “Gestão do Otimismo”. Com moderação de Carlos Trincão (professor coordenador do JI/EB1Templários), contará com as participações de Maria José Rola (da Emoção Positiva) que falará sobre “Otimismo Apre(e)ndido”, Manuel Oliveira (Clube do Otimismo)acerca de “A ciência do otimismo – estratégias para educadores” e Paulo Morais (Anima com Riso).

Após o debate e a sessão de encerramento, haverá pelas 18 horas um momento cultural com a pré-apresentação do livro “Linhaceira e as suas escolas” de Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes, a lançar no âmbito das comemorações do Centenário das Escolas naquela aldeia do concelho de Tomar, seguindo-se a habitual homenagem ao pessoal docente e não docente aposentado em 2011/2012.

Mais informações em http://cftemplarios.com, onde também pode ser feita a inscrição, no valor de 10 euros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *