Cultura, Mangualde

«Na onda das leituras» em Mangualde

«Leitura em Movimento»Organizada pela Rede de Bibliotecas de Mangualde – da qual fazem parte as Bibliotecas Escolares e Municipal – e com o apoio da Câmara Municipal, da Rádio Mangualde e do Comércio Local, decorrerá na próxima semana em Mangualde a «Semana da Leitura», de 11 a 15 de março. São várias ações que pretendem envolver toda a comunidade no universo da Leitura. A abertura da «Semana da Leitura» terá lugar na segunda-feira, dia 11 de março, durante a reunião de Câmara, no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde, e contará com a presença do presidente autarquia mangualdense, João Azevedo.

 

Será uma semana de festa em que os livros e a leitura estarão no centro das atenções. Tendo como tema central «O Mar» e sob o mote «Na Onda das Leituras», não faltarão sugestões para todos os gostos literários. Para além das leituras diárias realizadas por todos os espaços, por alunos, professores, encarregados de educação, pais, avós, tios, primos e muito mais, dirigidas a todo o tipo de público, acontecerão diversas outras atividades como as leituras dramatizadas, momentos musicais, concursos, exposições, encontros com escritores, etc. Durante a semana, em diversos horários serão realizadas leituras nas Escolas, Bibliotecas, Lares e Centros de Dia. Decorrerão durante a semana as “Leituras na Rádio” por alunos do Agrupamento. Estarão expostos na Biblioteca Municipal e nas Bibliotecas Escolares trabalhos dos alunos do Agrupamento e serão distribuídos pelos cafés, e espaços públicos “sugestões de leituras” e “ementas literárias.”

 

No dia 15 de março decorrerá o encerramento no auditório da Biblioteca Municipal, onde durante o dia decorrerão várias sessões de apresentação do livro Estrelamar e Golfilhote com a autora Rosa Quinteiro e, à noite, para toda a comunidade, a apresentação do livro “Bocado Original” de Eduardo Leal. Seguir-se-á o espetáculo “À Roda dos Livros” que conta com a participação de alunos, professores, e a equipa da biblioteca municipal.

 

 

PROGRAMA «SEMANA DA LEITURA»

 

11 de março

Abertura e Leitura dramatizada | Câmara Municipal de Mangualde

Leituras nos cafés, Livraria Adrião, e outros espaços públicos

Oferta de “Sugestões de Leitura” pelos alunos, previamente solicitadas a toda a comunidade

 

12 de março

Dramatização de contos para pré- escolar por alunos e professores | Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

 

14 de março

Dramatização do conto A MENINA DO MAR de Sophia de Mello Breyner pela equipa da Biblioteca Municipal | Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

 

15 de março

Apresentação da obra ESTRELAMAR E GOLFILHOTE de Rosa Quinteiro aos alunos do Agrupamento de escolas de Mangualde

 

15 de março

Encerramento da Semana da Leitura:

Apresentação da obra poética “Bocado Original” de Eduardo Leal.

Espetáculo, «À RODA DOS LIVROS», com a apresentação de diversos textos/contos dramatizados por alunos, professores e biblioteca municipal.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *