Cultura, Montijo

Exposição “O Papel da Natureza” no Montijo

pintura edite coelhoA Câmara Municipal do Montijo assinala o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, com a inauguração da exposição de pintura “O Papel da Natureza” de Edite Coelho, às 17h30, na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva. A mostra estará patente até ao dia 30 de Março.

Edite Coelho define as suas peças de colagem e técnica mista que compõem a exposição “O Papel da Natureza” como uma associação de duas formas de comunicação, produzindo, assim, arte contemporânea.

A notícia que ganhou corpo pela mão do repórter, a fotografia a preto e branco ou as páginas de qualquer publicação carregadas de cor, ganham outra vida para além daquela que é a sua qualidade inicial e com a qual Edite Coelho trabalha, em primeira mão, como assessora de imprensa e, depois, como artista plástica.

Portanto, são as notícias a matéria-prima inspiradora das temáticas da natureza que Edite Coelho apresenta na sua obra. O sentido jornalístico e técnico dá lugar à observação estética pela sedução das cores. O olhar perde-se na imensidão do papel e deixa-se conduzir pelo instinto. Os pincéis aliam-se à tesoura incitando à exploração das formas. A linguagem escrita cede lugar a uma narrativa gráfica cuja composição quase sempre inusitada ganha múltiplos sentidos.

Edite Coelho, licenciada em comunicação social, trabalha como assessora de imprensa. Desenvolveu as suas aptidões nas artes, inicialmente como autodidata e depois com a frequência de diversos cursos e workshops de pintura e desenho. Em 2010 iniciou o Curso de Pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes, encontrando-se atualmente no 3.º ano.

As suas origens rústicas alimentam-lhe o gosto pela natureza e o respeito pelo ambiente e é nessa vertente que desenvolve técnicas de reutilização de papel. É por isso frequente ver nos seus trabalhos a utilização da colagem. Edite Coelho participou em diversas exposições coletivas de pintura, sendo “O Papel da Natureza” a sua primeira exposição individual.

Visite a mostra “O Papel da Natureza” de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, segunda-feira e sábado das 14h00 às 19h00. Encerra ao domingo. A entrada é livre.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *