Cultura, Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso homenageou ator Ruy de Carvalho

CMPL homenageou Ruy de Carvalho 1A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu uma sessão de reconhecimento público ao consagrado ator Ruy de Carvalho, 86 anos, pelo honroso e valiosíssimo contributo prestado à Póvoa de Lanhoso e ao teatro amador em Portugal. Este voto de reconhecimento foi unanimemente aprovado pela edilidade povoense.

 

“É uma honra enorme, como Presidente de Câmara, convidá-lo a assinar o livro de honra, apesar de ser a terceira vez que está cá, na Póvoa de Lanhoso, e espero que não seja a última”, começou por referir Manuel Baptista. O ator é patrono do Prémio Ruy de Carvalho atribuído todos os anos à Melhor Produção do Concurso Nacional de Teatro da Póvoa de Lanhoso, evento que terminou no passado sábado. “Apadrinhou o Concurso de Teatro da Póvoa de Lanhoso, o que para nós é muito importante. Agradeço-lhe e a Póvoa de Lanhoso ficará sempre honrada por este seu contributo à cultura do país e da Póvoa de Lanhoso”, acrescentou o autarca.

 

Depois de assinar o livro de honra, Ruy de Carvalho recebeu algumas publicações referentes à história da Póvoa de Lanhoso e das suas gentes. “Mais uma vez, sinto-me muito bem aqui. Gosto muito de cá estar e de vir a este Concurso, gosto muito das pessoas da Póvoa de Lanhoso, é uma terra que está marcada na história pelas coisas que tem e pelos seus habitantes. É um prazer estar convosco. Estou aqui de bom coração”, afirmou o ator, que no dia anterior havia completado 86 anos. “Somos um povo forte, somos gente capaz e podemos lutar contra todas as crises. Nós é que valemos a pena. As pessoas”, referiu ainda, durante a sessão.

 

Para além do Executivo Municipal, presidido por Manuel Baptista, também estiveram presentes nesta sessão elementos da organização do Concurso e das companhias concorrentes de entre outras pessoas. A jovem Maria Leonor aproveitou para pedir um autógrafo. Uma pessoa partilhou a sua experiência de admiração por Ruy de Carvalho e o primeiro contacto com o ator quando ela tinha 12 anos, no final da apresentação de uma peça para crianças. “Esperei ali horas, para ficar com o seu autógrafo, que eu guardo religiosamente em minha casa”, confidenciou.

 

Ruy de Carvalho esteve acompanhado pela filha Paula e pela amiga da família Sónia Costa. Esta atriz também partilhou a sua admiração pelo ator, com quem contracena atualmente numa telenovela, e o que com ele aprendeu, exaltando as suas características como ser humano e como profissional. “É indescritível. Não há palavras. As palavras gastam-se”. Esta sessão decorreu nos Paços do Concelho, na tarde de 2 de março.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *